Com mais de trinta anos de cobertura nos principais eventos do automobilismo mundial, o fotógrafo e jornalista Alex Ruffo lançou na noite desta segunda-feira (9) um livro com fotos dessa sua trajetória: Por Onde Andei.
A publicação conta com a participação de grandes pilotos, como Felipe Massa, Bruno Senna, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Alex Dias Ribeiro, Lucas Di Grassi, Luiz Garcia Jr., Rubens Barrichello, Felipe Giaffonne, Felipe Nasr, Tony Kanaan, Gil de Ferran, André Ribeiro, Paulo Gomes, dentre outros, que deram depoimentos sobre quais países mais representam suas trajetórias vitoriosas.
O livro conta com imagens dos inúmeros lugares visitados pelo profissional da Jovem Pan, falando sobre as culturas e histórias curiosas, além de contar com depoimentos emocionantes de pilotos experientes. E é claro que tem espaço para a Fórmula E, categoria que Alex Ruffo cobriu na temporada passada o ePrix de Santiago. Além disso, o livro tem os depoimentos dos dois representantes brasileiros do grid da categoria de carros elétricos: Felipe Massa e Lucas di Grassi
“Do mesmo jeito que a Fórmula E é uma categoria global, o livro mostra o lado não só global, mas cosmopolita também, onde a maior parte das corridas da Fórmula E acontecem, com a exceção daquele trecho utilizado do circuito Hermanos Rodríguez na Cidade do México”, disse Alex Ruffo.
”O lado que acho forte, alinhado com todos esses países por onde andei, é que você pode reparar é que nas imagens, eu priorizo sempre a natureza, o sistema ecológico de cada região, da mesma maneira que a Fórmula E preserva o meio ambiente com a eletrificação. E dentro desse nosso universo cada vez mais globalizado, sabemos que tanto a Fórmula E quanto a eletrificação apontam para um futuro de integração do meio ambiente e a tecnologia. Isso a Fórmula E já consegue fazer, quando coloca seus carros para disputarem as provas nos centros das cidades, envolvendo todas elas nesta questão de preservar o meio ambiente.”
Segundo Alex Ruffo, a maior similaridade entre as imagens das viagens e a Fórmula E, é a mobilidade urbana e o car sharing. ”Recentemente, o piloto Felipe Massa fez uma série de incursões na mídia brasileira, o Lucas di Grassi também sempre fez isso, não só falando da categoria, mas também fazendo o papel de embaixador desse processo de reduzir a emissão de poluentes. O que a gente mais vê nos dias de hoje, principalmente na Europa, é uma preocupação maior com o meio ambiente”.
Mais sobre a Formula E
Alex Ruffo espera ver a Fórmula E no Brasil em uma grande capital, o que de acordo com ele motivaria o setor de turismo. Mas quando questionado de primeira, o jornalista do Morning Show e do Máquinas da Pan gostaria de ver um ePrix no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.
Outra opção é bem mais caseira e perto da Jovem Pan, ou seja, na Avenida Paulista! ”Claro que é um pouco lúdico isso, imaginar a Fórmula E correndo no coração de São Paulo, ter os carros da Fórmula E passando pela Avenida Paulista. Pra mim seria tranquilo, poderia assistir da Jovem Pan (risos), assistindo de camarote. Sendo difícil essa logística, poderia ser uma cidade grande do interior de São Paulo, ou outra grande capital, como Curitiba ou Salvador”.
“Gosto muito da categoria, gosto dos caros elétricos. É muito tranquilo para mim, fazer um alinhamento tecnológico do carro de pista com o carro de rua, e vice-versa. Acho que essa transferência de tecnologia entre as corridas e o dia a dia do cidadão, é muito importante. Já vemos isso acontecer com conectividade, com segurança, e agora com todo esse processo de mobilidade urbana”.
Sobre Alex Ruffo
Alex Ruffo Iniciou sua carreira no automobilismo, atuando como fotógrafo da F1 na Europa em 1985. Editor chefe e Publisher de uma das principais publicações brasileiras especializada no setor, apresentou seu “cartão de visitas” ao mercado editorial brasileiro com a Speedway, que conquistou prestígio e reconhecimento internacional, pelo alto padrão gráfico, beleza das fotos e direção de arte.
Ainda nos anos 90, Alex Ruffo foi fotógrafo da equipe Newman Haas Racing, e assessor de imprensa do piloto Christian Fittipaldi. Realizou cobertura para publicações nacionais e internacionais como Autosprint (Itália), Autosport (Inglaterra), Autopista (Espanha), Quatro Rodas (Brasil) e Agência Estado (Brasil).
Entre os anos de 1998 e 2000 foi coordenador internacional dos fotógrafos da Fórmula Indy no Rio de Janeiro. Atualmente é comentarista de automobilismo e do mercado automotivo na rádio Jovem Pan.