O que era para ter sido uma brincadeira ganhou uma proporção inimáginavel e terminou com a saída de Daniel Abt da equipe Audi Sport na Fórmula E.
O piloto alemão de 27 anos que disputou todos os ePrix realizados desde o início da categoria de carros elétricos, confirmou sua saída do time em um vídeo publicado nesta terça-feira (26).
A saída de Daniel Abt é consequência direta do que ocorreu na etapa do Desafio Formula E Race at Home disputado no último sábado (23), no qual o piloto alemão foi desclassificado após o término da prova quando os comissários concluíram que não era Abt que estava no simulador e sim, Lorenz Hoerzing, um piloto profissional de e-sports.
O desempenho de Abt foi chamou a atenção de outros pilotos, entre eles o belga Stoffel Vandoorne, que questionou se de fato era Abt que estava pilotando, o que ficou provado horas depois que não era ele.
Além da desclassificação, Daniel Abt teve que fazer uma doação no valor de dez mil euros para uma instituição de caridade. Horas antes do vídeo publicado por Abt, a Audi publicou um comunicado no qual informava que o piloto alemão estava suspenso.
No vídeo, Abt explicou que a intenção era fazer uma brincadeira sobre o desempenho de um gamer profissional contra os pilotos profissionais, e que não estava pensando em obter vantagem contra os demais pilotos. A ideia era revelar a brincadeira após o término da prova.
“Eu cometi um grande erro. Eu esperava por isso. Eu espero que vocês possam me desculpar”, comentou Daniel Abt em vídeo.
“É muito importante para mim aproveitar essa chance agora para contar como as coisas aconteceram e ao mesmo tempo pedir desculpas para minha família, meus amigos, para a Audi, meus patrocinadores, para a Fórmula E, UNICEF e claro todos os fãs, que me apoiaram por anos.”
“Hoje, em uma conversa com a Audi, fui informado de que nossos caminhos agora se separarão. Não vamos mais competir juntos na Fórmula E e a colaboração chegou ao fim. É uma dor que nunca senti antes na minha vida”, afirmou o piloto alemão, que tem duas vitórias na categoria e tinha como companheiro de equipe o brasileiro Lucas di Grassi.
A Audi ainda não confirmou oficialmente a saída de Daniel Abt. No comunicado onde informou sobre a suspensão do piloto, a equipe fez questão de ressaltar que “Integridade, transparência e concordância com as regras são prioridades máximas para a empresa em todas as atividades”.