Mais um barco IMOCA foi lançado para a Vendée Globe 2020, regata em solitário de volta ao mundo e sem escalas.
Nesta quarta-feira (27), em Lorient, na França, o italiano Giancarlo Pedote mostrou seu novo 60 pés IMOCA Prysmian Group.
O navegador e sua equipe barco passaram os últimos meses reformando a embarcação, que tem a bandeira da associação Electriciens sans Frontières,
No momento, o barco já passa por testes visando as próximas etapas.
O barco está inscrito na Vendée-Arctique-Les Sables d’Olonne, que deverá ser 4 de julho. O evento que antecede a Vendée Globe pode ainda ser cancelado.
”Hoje, 80% do barco está na configuração da Vendée Globe”, disse Giancarlo Pedote.
”A idéia é validar o trabalho realizado neste inverno. Quando todos os sistemas voltarem a funcionar, procuraremos confirmar as várias configurações de navegação relacionadas à bateria, piloto automático e calibração dos instrumentos”.
”O objetivo nos próximos meses é tornar o barco confiável”.
”As equipes técnicas e especialistas externos ajudarão a garantir que as coisas funcionem sem problemas”.
De fato, após o Transat Jacques Vabre do ano passado, o barco passou por uma reforma.
E demorou mais a ficar pronto pela crise prolongada da COVID-19.
Com o cancelamento das duas principais provas transatlânticas programadas para o início da temporada entre Brest (FR) e Charleston (EUA) e Nova York (EUA) – Vendée (FR), a IMOCA conseguiu, desde então, arrumar o programa e oferecer uma regata diferente: A Vendée-Arctique-Les Sables d’Olonne.
Citada acima, a prova terá 3.600 milhas náuticas em um grande circuito triangular do Atlântico Norte, começando e terminando em Les Sables d’Olonne, na França.
Já a Vendée Globe deve largar em 8 de novembro da mesma cidade francesa.
Texto: Flávio Perez | Diarinho