O belga Stoffel Vandoorne (Mercedes Benz EQ) venceu, neste sábado (30), a sexta etapa do Desafio ABB Fórmula E Race at Home, disputado no circuito virtual de Nova York, nos Estados Unidos.
O piloto belga cravou a sua quarta Julius Baer Pole Position e finalmente converteu este feito em vitória na competição virtual da Fórmula E em apoio a UNICEF, no combate a pandemia de COVID-19.
Vandoorne largou na ponta e após passar ileso na primeira curva, foi abrindo vantagem em relação aos demais pilotos, vencendo com tranquilidade e assumindo a liderança do campeonato virtual.
O alemão Pascal Wehrlein (Mahindra Racing) fez uma corrida impressionante: largou em 7º após cumprir uma penalização (perdeu três posições no grid de largada) e foi ultrapassando os demais adversários até chegar em segundo, enquanto o britânico Oliver Rowland (Nissan e.Dams) que venceu a etapa passada em Berlim terminou em terceiro.
O ex-líder do campeonato Maximilian Guenther (BMW i Andretti Motorsport), largou em segundo lugar, mas foi atingido na lateral na primeira curva pelo bicampeão da Fórmula E Jean-Eric Vergne, rodou, e voltou apenas na 21ª posição, sendo obrigado a realizar uma prova de recuperação e terminar em 11º, ficando fora do Top-10 e não pontuando.
Depois de um início de competição arrasador, onde venceu as duas primeiras etapas do Desafio ABB Formula E Race at Home, Guenther agora está 32 pontos atrás do líder Vandoorne e vê reduzida a chance de se tornar o campeão.
Além da pole position e vitória, Vandoorne cravou a volta mais rápida, conquistando justamente o ponto extra que separa ele e Wehrlein na tabela de classificação. A disputa entre ambos na rodada dupla decisiva no próximo fim de semana promete fortes emoções.
Já os pilotos brasileiros não tiveram sorte na corrida virtual deste sábado. Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) largou em 16º e terminou em 17º, enquanto Lucas di Grassi largou em 21º e fechou na 22ª posição.
No Challenge Grid, o esloveno Kevin Siggy conquistou sua terceira vitória na temporada e consolidou ainda mais a sua liderança na competição.
Siggy fez uma corrida tranquila, e apesar da rodada dupla no próximo fim de semana, o piloto esloveno já tem a liderança garantida para a prova decisiva no domingo, independente do que acontecer na pista na corrida de sábado.
A rodada dupla e decisiva do Desafio ABB Formula E Race at Home será realizada no próximo fim de semana, com uma corrida virtual no sábado (06) e outra no domingo (07).