Coluna de Daniel Leal | Round 13 e match maker do Boxing For You
Em meio a pandemia que obriga, quem pode, a ficar dentro de casa, é natural a avidez pelo entretenimento. Num momento em que parece que nada além de contaminações por um vírus e turbulências politicas estão ocorrendo, faltam a leveza e a emoção do esporte ao vivo.
Por esta razão, quando surgem notícias sobre o retorno às atividades de uma figura quase mitológica desta vertente do show business, neste caso, Mike Tyson, é natural que se gere um frenesi imenso, ainda mais quando não há basicamente nenhuma novidade permeando o cenário esportivo. Mas, assim como às manchetes relacionadas ao coronavírus e à politica, devemos tomar cuidado com as informações absorvidas.
Sim, aos 53 anos, ele anunciou que quer voltar ao quadrilátero de cordas. Deixou claro, no entanto, que é apenas para exibições com objetivo de arrecadar fundos aos mais necessitados. Gesto nobre, porém incompreendido por uma maioria. O que se classifica no boxe como “exibição” está longe de uma luta oficial. Nem sempre as regras serão as mesmas de um combate regulamentado e, muitas vezes, nem a autorização de uma comissão atlética se faz necessária. Logo, se você estava imaginando Tyson disputando posições no ranking e o título mundial, talvez seja melhor realinhar as expectativas (apesar que, atuando hoje dentro dos bastidores, posso afirmar que na Nobre Arte profissional tudo é possível).
Por mais impressionantes que tenham sido os poucos segundos de treinamento exibidos por ele, já se recriou todo um mito exagerado em volta desta reaparição. Além de aposentado há 15 anos, Mike já passou das cinco décadas de vida, e este é um fator determinante. Sua resistência física, tanto em fôlego, quanto às pancadas, está bem longe de seu impressionante auge, que durou pouquíssimo tempo – de 1986 até 1989. Ou seja, estamos falando de um atleta que não está em 100% de seu desempenho há mais de 30 anos!
Logo, se sua esperança é ver o devastador campeão dos pesados do final dos anos 80 em ação, é melhor buscar no YouTube