Dia 8 de junho é celebrado o Dia do Oceano. Um lugar onde nossos atletas se sentem tão bem e é vital para a sobrevivência do ser humano. É de lá que vieram grandes conquistas com Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e tantos outros atletas brasileiros que brilham nas Maratonas Aquáticas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas o 8 de junho é uma data para lembrarmos da preservação do nosso lugar favorito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com a ONU, atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano, provocando a morte de 100 mil animais marinhos por ano, além de outros danos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao mesmo tempo que é tão degradado pelo ser humano, o oceano é essencial para a sobrevivência do ser humano. Segundo os dados da ONU:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Globalmente, o valor de mercado dos recursos e indústrias marinhas e costeiras é estimado em US$ 3 trilhões por ano ou cerca de 5% do PIB global.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os oceanos contêm quase 200 mil espécies identificadas, mas os números reais podem chegar a milhões.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os oceanos absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos seres humanos, amortecendo os impactos do aquecimento global.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os oceanos servem como a maior fonte de proteína do mundo, com mais de 2,6 bilhões de pessoas dependendo dos oceanos como sua principal fonte de proteína.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A pesca marítima emprega, direta ou indiretamente, mais de 200 milhões de pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E ai, vamos preservar o nosso Oceano? / 📷: @satirosodre #DiadoOceano