A organizadores da regata de volta ao mundo The Ocean Race confirmaram que a próxima edição começará em outubro de 2022 em Alicante, na Espanha, e terminará em Gênova, na Itália, em 2023.
A mudança na data da largada da prova foi anunciada nesta quinta-feira (16) após um processo de planejamento estratégico e consulta às partes envolvidas no competição, a fim de determinar o melhor caminho em um cenário esportivo impactado pela COVID-19.
A The Ocean Race estava previamente marcada para largar no ano que vem.
As cidades-sede e os patrocinadores anunciados anteriormente continuarão envolvidos na temporada 2022-23, incluindo o Brasil.
O município de Itajaí (SC) estará pela quarta temporada consecutiva na lista de stopovers da competição de vela oceânica.
A nova data coincide também com o aniversário de 50 anos da competição e está sendo considerada a realização de uma regata na Europa na metade de 2021, no verão do Hemisfério Norte.
”Desde 1973, a Ocean Race tem sido um dos maiores desafios do esporte. As equipes vencedoras mostraram que a preparação adequada é a base do sucesso”.
”Estamos em um momento sem precedentes e nossa principal prioridade é para com todos os afetados pela pandemia do COVID-19. Nossos pensamentos estão hoje com as vítimas e suas famílias”, disse Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.
Os organizadores da volta ao mundo também anunciaram um plano de 10 anos para a The Ocean Race, o que ajudará equipe, cidades e velejadores a terem uma melhor preparação para as regatas.
”Como uma competição esportiva internacional, com paradas em seis continentes, nos sentimos profundamente conectados à realidade em mudança de velejadores, equipes, cidades, patrocinadores e fornecedores em todo o mundo”.
”Trabalhamos de forma positiva e colaborativa nos últimos meses para desenvolver um futuro estável e aprimorado, e esse processo nos levou ao primeiro plano decenal da The Ocean Race”.
”É um projeto de dez anos adaptado à nova realidade de forma inovadora, sustentável e responsável. Isso oferece novas oportunidades para todos se prepararem adequadamente para a The Ocean Race”, acrescentou Richard Brisius.
Conforme planejado, a The Ocean Race terá as classes VO65 e IMOCA60 na próxima edição. A última competição ocorreu na temporada 2017-18 com o Dongfeng levando o título no final.
”A Ocean Race é importante pra mim e é um dos grandes eventos do calendário de competições de vela. Por isso aplaudo a decisão dos organizadores. Como esporte, nos beneficiamos quando os principais eventos estão no auge e a nova data permitirá que equipes estejam mais bem preparadas na linha de partida em 2022”, explicou o bicampeão olímpico Torben Grael, que foi vencedor da regata como comandante em 2008-09 e atualmente é vice-presidente da World Sailing, a federação internacional da modalidade.
O programa de sustentabilidade, premiado com vários internacionalmente, é um dos pilares fundamentais da The Ocean Race. Esse projeto continuará sob o lema “Competir com um objetivo”.
As palestras e debates do evento, bem como os programas de educação e ciência serão intensificados e integrados a todas as áreas da regata.
”Como patrocinador fundador do programa de sustentabilidade e parceiro principal da The Ocean Race, apoiamos a decisão de adiar o início por 12 meses em resposta à crise de COVID-19. O impacto dessa pandemia é incalculável”.
”A 11th Hour Racing está comprometida em trabalhar com a The Ocean Race e seus patrocinadores para continuar a ser ágil e se adaptar a esses desafios, com o objetivo de realizar uma regata segura e sustentável em 2022”, explicou Jeremy Pochman, co-fundador e CEO da 11th Hour Racing.
A Volvo Cars, parceira principal da The Ocean Race, ofereceu seu apoio incondicional.
”De uma forma ou de outra, estamos envolvidos na The Ocean Race há mais de 20 anos. Sabemos que a Ocean Race é o maior desafio esportivo, atraindo apenas os melhores e nos quais os mais preparados acabam vencendo. Ajustar-se à nova realidade é uma decisão responsável e perspicaz, que permite que os atletas e outras partes se preparem adequadamente”, disse Björn Annwall, líder da equipe de gerenciamento executivo da Volvo Cars.
Cidades apoiam decisão
Para as dez cidades-sede internacionais da The Ocean Race, o novo calendário oferece confirmação e clareza para o futuro. A regata importantes cartões-postais como Alicante, Aarhus, Haia,Cabo Verde, Génova, Itajaí, Newport, Cidade do Cabo, Auckland e Shenzhen.
A catarinense Itajaí, envolvida desde 2011 com o evento, apoiou a mudança. ”A Ocean Race deixou um legado incomensurável na cidade de Itajaí nas últimas três edições. A realização do evento se traduz em crescimento econômico, cultural e esportivo, além de maior conscientização do meio ambiente. Estamos ansiosos para receber novamente a regata em 2023”, contou Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.
Mais depoimentos
Antoine Mermod, Presidente da IMOCA
A Ocean Race é a melhor maneira de as campanhas da IMOCA obterem valor para os patrocinadores, além de ajudar a melhorar a reputação da classe IMOCA em todo o mundo, conectando-se a um público mais global. Ao longo de nossa colaboração com a The Ocean Race, estudamos o que podemos fazer juntos para garantir a melhor regata possível com uma forte participação dos barcos IMOCA. Essas mudanças, incluindo uma possível regata na Europa no próximo ano, e um cronograma mais longo até 2030, são um passo positivo.
Charlie Enright, capitão da 11th Hour Racing Team
Dada a situação atual, faz todo sentido adiar a regata. Um ano extra nos oferecerá tempo adicional para melhorar as condições de saúde e segurança. O tempo adicional também permitirá que os organizadores da regata trabalhem em estreita colaboração com a classe IMOCA no formato para obter a melhor regata possível e maximizar os registros da equipe.
Paulo Mirpuri, proprietário da Mirpuri Foundation Racing Team
Mantivemos contato próximo com a The Ocean Race para garantir que as mudanças ocorridas hoje tenham um impacto positivo nas equipes, atletas e parceiros e patrocinadores. Para nós, na Fundação Mirpuri, é importante que esta regata e todas as atividades ao seu redor sejam positivas e sustentáveis e acho que estamos no caminho certo.
Bianca Cook, da NZ Ocean Racing:
Todo mundo aqui na Nova Zelândia Ocean Racing é grato por ter maior certeza para a próxima edição da The Ocean Race. Para nossa equipe, esse tempo extra nos permite levar nosso barco VO65 para a Nova Zelândia e envolver nossa comunidade local em todo o país, através de testes e treinamento da tripulação antes de voltar para a Europa.
Boris Herrmann, capitão da Team Malizia:
A Ocean Race é uma verdadeira plataforma internacional como nenhuma outra e estamos ansiosos para construir um projeto ao seu redor. Essas mudanças são positivas, pois significam que a Ocean Race é uma possibilidade real no ano seguinte ao Vendée Globe.
José Ulisses Correia e Silva, Primeiro Ministro de Cabo Verde
Como a primeira cidade anfitriã na África Ocidental, Mindelo continua com seu firme compromisso de levar a The Ocean Race a Cabo Verde em 2022. É uma oportunidade sem precedentes para estimular nossos interesses marítimos e marítimos. turismo e aproveitamos esse tempo adicional para melhorar a infraestrutura, melhorar o patrocínio local e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preparar nossas ilhas para receber o mundo.
Bruce Parker-Forsyth, CEO da WorldSport, parceiro promotor da escala na Cidade do Cabo
Nas edições anteriores, vimos o impacto positivo da The Ocean Race na Cidade do Cabo e em sua região. Com um ano a mais, garantirá que todos possamos desfrutar do tipo de evento que teremos orgulho de sediar no V&A Waterfront.
LiLi, CEO da CSCI, parceiro promotor da The Ocean Race na China:
No plano de desenvolvimento mais recente, Shenzhen foi proposto como um hub oceânico global. Hoje é a cidade que conecta o mundo à vela, com a celebração de atividades na água e o acolhimento de eventos internacionais, como The Ocean Race to Shenzhen. Estamos entusiasmados por sediar a próxima edição da The Ocean Race e sabemos que será uma experiência inesquecível para os fãs locais, bem como uma oportunidade de continuar desenvolvendo a cultura da vela na China
Jacob Bundsgaard, prefeito de Aarhus:
Juntamente com o Sport Event Denmark, Aarhus espera sediar esse evento espetacular em 2023. Teremos que esperar mais um ano para viver essa experiência única, mas entenderemos que este é um evento mundial que visitará muitas cidades em dezembro. países após nove meses, será barbeado pela atual crise internacional.
Hilbert Bredemeijer, representante de Haia:
Entendemos perfeitamente a decisão de adiar a The Ocean Race. Em 2018, aqui em Haia, a regata experimentou o seu melhor final de sempre. Faremos o nosso melhor para recebê-lo em 2023. Vejo você em 2023.
Release oficial escrito por Flávio Perez