Com o isolamento social, a adesão às lives aumentou nas plataformas digitais. Para quem curte esporte, a situação não foi diferente. Com ginásios e estádios vazios, a única alternativa para se ver próximo aos jogadores e jornalistas foi com o auxílio da tecnologia. O Conselho Municipal de Esporte e Lazer (COMEL) de Itajaí (SC) também se identificou com o momento e trouxe, por meio do Youtube, seminários com temas relacionados às políticas públicas no esporte e lazer. A realização foi na semana em que se comemorou, na terça-feira (1º), o dia do Profissional de Educação Física.
Para o presidente do COMEL Ricardo Arruda, a participação mostrou o interesse das pessoas com os temas. “Na nossa live sobre educação física escolar, a gente conseguiu atingir um público que geralmente o conselho não consegue alcançar. Os conteúdos vão ficar disponibilizado no youtube”, reforçou.
Foram realizados seminários sobre os temas: testes e avaliações para futuros atletas olímpicos; a importância da formação do treinador esportivo; iniciação esportiva e educação física escolar; parceria público privada e o esporte de rendimento; exercícios físicos voltados à saúde; paradesporto – da iniciação à competição; atividade física e saúde; e, no último dia, os desafios da gestão pública e o esporte.
Para o paratleta de Itajaí Flavio Reitz, os seminários destacaram temas relacionados às atividades físicas. “Essa ação tem suma importância para o esporte de Itajaí, haja vista que já faz tempo que não temos esse tipo de atividade em nossa cidade”.
Novidades
Para 2021, o COMEL realizará o Fórum Municipal de Esporte para trazer novamente temas relacionados com a área e criar uma política pública mais eficiente para atual cenário de Itajaí.
“É a partir daí que vamos ter uma política pública específica para o esporte e para ser seguida e colocada em prática”, comenta o presidente do conselho.