Premiada prova de ciclismo de estrada, reconhecida como uma das 10 melhores da América do Sul, está marcada para o dia 8 de novembro na Cuesta Paulista
Premiada prova de ciclismo de estrada e eleita uma das 10 melhores do gênero na América do Sul, a Road Brasil Ride abrirá o mês de novembro e marcará a volta dos grandes eventos de ciclismo no País. A disputa está marcada para o dia 8 de novembro, com largada e chegada no Hotel RodoServ Stop (Rodovia Castelo Branco, km 193).
“A Road Brasil Ride será um ótimo termômetro para a realização do Festival Brasil Ride Botucatu na segunda metade de novembro. Neste ano, nossas provas terão como foco os atletas e a volta deles às competições. Estrutura e logística serão feitas pensando em todas as prevenções contra a Covid-19”, comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
Assim como ocorre desde a temporada 2019, a Road Brasil Ride contará com dois percursos, para diferentes níveis de atletas, que pedalarão nas estradas vicinais entre Pardinho e Botucatu. Para quem quer um desafio maior, 100 km e 2.209 m de altimetria acumulada. Não menos difícil será a versão mais curta, com 69 km e 1.695 m de altimetria acumulada.
Cuidados necessários – Diversas são as regras definidas pela organização em parceria com as prefeituras locais, pensando na segurança dos participantes para a realização dos eventos. Todos os competidores e estafes deverão utilizar as máscaras como equipamento obrigatório.
A arena será montada pensando em evitar aglomerações, devendo ser mantido o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas. E, excepcionalmente neste ano, não haverá nem área de alimentação, nem de expositores.
A entrega de kit será realizada em mais de um local (antecipadamente em Botucatu, São Paulo e Bauru) e em um período maior, com bastante antecedência, e os atletas deverão preencher um questionário médico sobre a Covid-19.
Largadas em ondas, disponibilização de água, sabão e álcool em gel para a higienização das mãos, inexistência de guarda-volumes, hidratação com galão d’água servido por estafe devidamente paramentado com EPIs, entre outras regras definidas pela organização. A lista completa está disponível na página do evento, no site da Brasil Ride.
Festival Brasil Ride – Duas semanas depois, nos dias 21 e 22 de novembro, será a vez do Festival Brasil Ride, que chega à sua oitava edição. A principal disputa, o Warm Up Pro, será realizado em duas provas: a primeira contará com percurso de 98,6 km e altimetria acumulada de 2.117 m, enquanto a segunda terá 66,2 km e 1.711 m de desnível altimétrico.
Já no E-MTB, também realizado com as mesmas distâncias do Warm Up Pro, vários trechos do percurso foram pensados na categoria da mountain bike assistida, em dar a esses atletas uma experiência diferenciada, chegando estes a terem ainda mais diversão do que os ciclistas de bike comum.
Enquanto o Warm Up Sport terá prova em etapa única, com 39,08 km e altimetria acumulada de 933 m, a categoria Tour fará a estreia, com circuito de aproximadamente 20 km e metade de altimetria da Sport, com o intuito de incentivar a prática de ciclismo para iniciantes. O percurso é preparado para a diversão dos ciclistas, levando em conta a inexperiência dos participantes na modalidade. Por fim, a sempre divertida Kids Bike Race, com 1 km de extensão, encerra as atividades do evento.
Ultra 70k Trail Run – Uma semana após o Festival Brasil Ride, será a vez da corrida de montanha Ultra 70k Trail Run ser realizada em Botucatu. A prova, que chega a sua sexta edição, contará com cinco categorias: 70k (2.636 m altimetria acumulada); 32k (1.284 m); 16k (636 m); 5k (137 m) e a Corrida Kids, com 500m de distância. Desde 2017, a prova pontua para a ITRA – Associação Internacional de Trail Run.