O Basquete Unifacisa continua sua preparação para a edição 2020 do NBB e realizou nesta sexta-feira (16) um evento de abertura da temporada. Entre as várias novidades para o novo ano, a equipe paraibana lançou um uniforme todo preto.
O novo manto faz parte da campanha contra o racismo da equipe. Além da cor, o Unifacisa trará os dizeres “Vidas Negras Importam”, frase que ficou marcada em campanhas contra o preconceito no mundo todo.
“Queremos homenagear essa comunidade negra, que sofre muito preconceito, até mais do que os nordestinos, uma violência diária. Queremos estar junto nesta luta. O esporte é um grande instrumento de mobilização social e de transformação da sociedade. Vamos usar os nossos uniformes para mostrar os nossos propósitos, porque existimos como um time de basquete”, disse Diego Gadelha, diretor do Unifacisa ao blog do jornalista Marcius Azevedo, no Estadão.
O novo uniforme do Unifacisa será utilizado em algumas partidas durante a temporada que promete bons frutos para a equipe. Depois de vencer a Liga Ouro em 2019, o time paraibano fez uma boa estreia no NBB e terminou em 10º lugar. Para o novo ano, as contratações e o elenco ainda mais incorporado prometem brigar pela ponta da tabela.
“Estamos otimistas, foi um período de muito estudo nessa quarentena, tivemos total liberdade pela diretoria neste processo. Montamos uma equipe versátil, de uma maneira geral são jogadores de muito atletismo, em alguns momentos mais rápidos, de personalidade. Hoje completamos um mês de treinamento com todos juntos e está dando certo”, afirmou o treinador Felipe Santana.
UM SONHO DE OURO
Além de todo o evento virtual, o Unifacisa aproveitou para lançar o documentário ‘Um sonho de Ouro’. A produção de 40 minutos contempla a grande temporada do acesso da equipe paraibana e está disponível gratuitamente no YouTube. Confira: