Em sua sexta edição, Liga NESCAU® investe em tecnologia para levar atividade física a crianças e jovens de todo o país e manter vivo o DNA de ser inclusiva ao unir esportes convencionais e adaptados. Expectativa é atingir 50 mil participantes e triplicar a adesão em relação a 2019
A pandemia confinou milhões de brasileirinhos em casa. Sem opções de lazer ao ar livre. Sem esporte. Para manter crianças e jovens em segurança em meio a pandemia de Covid-19, lares, clubes e instituições de ensino se viram obrigados a manter as portas fechadas. Pesquisa realizada com 500 famílias, entre 29 de setembro a 01 de outubro aponta que 72% das crianças não praticaram atividade física durante o período de isolamento.
Nesse contexto, natural seria o cancelamento da Liga NESCAU®. Afinal, como manter uma competição esportiva que em 2019 reuniu mais de 13 mil estudantes durante o período de confinamento? A resposta veio associada a palavras como reinvenção, revolução, conexão. A Liga NESCAU® 2020 não só vai acontecer, como será maior, agora com abrangência nacional em função de ser 100% digital e gratuita. A expectativa é atingir 50 mil participantes e se consolidar como a maior competição estudantil do país.
A Liga NESCAU® é destinada a meninos e meninas de 8 a 16 anos, será até 12 de dezembro e as inscrições já estão abertas no site oficial do evento (www.liganescau.com.br/). Serão 15 modalidades, nove convencionais (atletismo, ballet, basquete, futebol, ginástica, judô, skate, vôlei e xadrez) e quatro adaptadas (ginástica, futebol, basquete e ballet), além de dois desafios que serão tanto individuais como para toda a família, com dança, tênis de mesa, futmesa, badminton, boxe, bocha, torcida em casa, entre outros.
Esporte digital – Para se adaptar a nova realidade, a Liga NESCAU® 2020 será disputada no ambiente digital. Uma adaptação necessária em nome da saúde, na qual a tecnologia tem papel fundamental. Para a nova edição, NESCAU® conta com uma Vila Olímpica totalmente virtual, que permite navegação em 3D e interatividade para toda a família. As datas das disputas variam de acordo com a modalidade e a plataforma possui uma interface adaptada para crianças com necessidades especiais, como conteúdo em libras e áudio descrição. Para conferir todos os detalhes, basta acessar o site oficial da liga (www.liganescau.com.br).
“Transformar a Liga NESCAU® em um evento digital já era um desejo da marca, mas em 2020, o desejo precisou se transformar em realidade. E, em três meses, transformamos um evento 100% físico em 100% digital, triplicando seu alcance: de 13 mil para 50 mil crianças por todo o país. Queremos que as crianças possam se manter ativas mesmo estando em casa, porque entendemos que não há barreiras para o incentivo ao esporte”, explica Abner Bezerra, Head de Marketing de NESCAU® e Bebidas da Nestlé Brasil.
A Vila NESCAU® concentra, ainda, uma série de conteúdos educacionais, como dicas de práticas esportivas, curiosidades e depoimentos dos embaixadores da marca: o ídolo do futsal Falcão; o jogador de basquete Yago; a ginasta Flávia Saraiva; a atacante Tandara do vôlei; a paratleta Verônica Hipólito e a nadadora Etiene Medeiros.
Nesse espaço on-line ficarão registrados os vídeos com atividades propostas. Em função da impossibilidade de realizar disputas de forma presencial, a competição será por meio de atividades feitas em casa, nas quais os atletas gravam vídeos e enviam para análise de uma equipe técnica. Os melhores avançam até a disputa do título.
Além das atividades regulares, como, por exemplo, cumprir determinados fundamentos do basquete em uma disputa de habilidades, a cada semana, novos desafios são divulgados na página oficial da Liga e redes sociais de NESCAU®. Após analise da comissão julgadora, os resultados serão exibidos aos sábados, com transmissão on-line que contará com diversas atrações. São os chamados “sabadays”, que foram criados para que toda a família participe.
A pesquisa – O estudo que apontou que 72% das crianças não praticaram atividade física durante o período de isolamento foi realizado pelo C.Lab, o laboratório interno de pesquisas da Nestlé, intitulado “As crianças e o isolamento social – Como a pandemia está impactando as crianças“ e ajudou a balizar a reformulação da Liga NESCAU®.
NESCAU® fez sua pesquisa ouvindo membros de 500 famílias com crianças de 5 a 12 anos, de todo o Brasil. Foram entrevistadas pessoas das regiões Sudeste (41%); Nordeste (22%); Sul (20%); Centro-Oeste (10%) e Norte (6%), das classes AB (55%) e C (45%). Entre os principais sentimentos identificados nas crianças estão ansiedade (57%), tédio (53%), preguiça (38%) e solidão (22%). “Acreditamos que, ao propor atividades esportivas e lúdicas, com um propósito participativo e competitivo, vamos unir essa garotada, mesmo que, neste momento, virtualmente”, acredita Abner Bezerra.
Outros dados coletados:
– 63% dos pais reconhecem que as crianças foram o grupo etário mais impactado pela ausência de atividades de entretenimento
– 64% relataram preocupação com a solidão dos filhos e 58% têm medo que o isolamento social traga impactos psicológicos mais duradouros para o desenvolvimento dos filhos
– 59% acreditam que a falta de interação com amigos e familiares impactou a vida dos filhos
– 5 em cada 10 responsáveis se dizem muito preocupados com a saúde mental e física das crianças
– 73% das crianças realizavam alguma atividade física ou esporte antes da pandemia e agora este índice caiu para 28%
– 80% das famílias fizeram mais atividades juntas dentro de casa (ver filmes, séries e YouTube, brincar, atividades da escola e cozinhar)
– 78% dos pais se sentiram mais próximos dos filhos
– 82% pretendem ter mais convívio diário mesmo após a flexibilização do confinamento
– 50% querem incluir ou aumentar as atividades físicas
Crescimento constante – O histórico comprova a vocação de crescimento da Liga NESCAU®. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Em 2019, foram 19 esportes e mais de 13 mil estudantes. “Esse crescimento faz com que acreditemos cada vez mais na plataforma a fim de trazer mais crianças e mais famílias para participar. Outro grande avanço foi trazer mais atividades adaptadas para termos, efetivamente, um evento inclusivo. Com isso, reafirmamos a assinatura da Liga: aqui todo mundo joga”, avalia Bezerra.
NESCAU® e o esporte – NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.
As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3×3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.