Com a vitória no Masters 1000 diante dos franceses Herbert e Mahut, avançaram para a semifinal na França e garantiram pelo quarto ano seguido a classificação da dupla entre as oito melhores parcerias do torneio que encerra a temporada. Marcelo disputará o Finals pela oitava vez – desde 2013
A sexta-feira (6) foi dia de comemorar a vaga na semifinal do Masters 1000 de Paris e a classificação no ATP Finals para Marcelo Melo e Lukasz Kubot. Cabeças de chave número 4, derrotaram os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, atuais campeões do torneio, nas quartas de final, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4-7), 6/3 e 10-8, em 1h36min, avançando na capital francesa.
Neste sábado (7) vão em busca da vaga na final diante do canadense Felix Auger-Aliassime e do polonês Hubert Hurkacz, que ganharam do australiano John Peers e do neozelandês Michael Venus – cabeças 7 – também de virada, por 2 a 1 (4/6, 7/5 e 11-9). Jogo será na quadra central, às 7h45 (horário de Brasília).
Com a vitória, Melo e Kubot já estão classificados entre as oito parcerias que disputam o ATP Finals, encerrando a temporada, entre os dias 15 e 22 deste mês. Será a oitava participação seguida (desde 2013) de Marcelo no Finals, recordista entre os brasileiros, a quarta ao lado de Kubot (desde 2017). Foi duas vezes vice-campeão – com Kubot em 2017 e com o croata Ivan Dodig em 2014.
Mahut e Herbert são os atuais campeões do ATP Finals e, em outubro, venceram Melo e Kubot na final do ATP 250 de Colônia. Agora, nos confrontos desta temporada, tudo igual entre as duas duplas.
“Hoje foi um jogo duríssimo, mais uma vez no match tie-break. Tínhamos perdido para eles na final em Colônia e agora acabamos vencendo um jogo de extrema importância para nós, na briga do Finals. Jogamos muito bem de novo o match tie-break. Foi decidido um ponto aqui, outro ali. Eu consegui sacar muito bem para fechar no 9/8 e isso foi muito bom para nós”, afirmou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Volvo, Orfeu Cafés Especiais, Head, Voss, Foxton, Asics, Bolsa Atleta e Confederação Brasileira de Tênis.
Equilíbrio e vitória – Mais um jogo decidido no match tie-break e mais uma vitória em Paris. No set inicial, foram os franceses que abriram vantagem primeiro, 4/2. Melo e Kubot devolveram o break em seguida e chegaram a sacar para fechar, no 6/5, mas os adversários empataram e, depois, venceram o tie-break. No segundo set, a reação, em busca da virada. Com uma quebra no oitavo game, Melo e Kubot abriram 5/3, para fazer em seguida 6/3 e levar a definição para o match tie-break. Equilíbrio, decisão ponto a ponto, marcando 10-8, no terceiro match point, para avançar em Paris.