Lançamento dos livros será no dia 17 de novembro, a partir das 18h, no Canal do CJE no YouTube e terá a participação dos autores
A coleção Jornalismo Esportivo no Brasil – Volumes 1 e 2 – apresenta reflexões sobre o esporte, o jornalismo esportivo e suas relações com a mídia e a cultura. Eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016, os Jogos Abertos do Interior e o adiamento da olimpíada de Tóquio-2020 são discutidos a partir de diferentes aspectos.
O lançamento virtual da obra será no dia 17 de novembro, a partir das 18h, pelo canal do CJE TV no YouTube. Os autores participarão do evento em um debate para detalhar suas pesquisas nas áreas da Comunicação e do Esporte. A “live” é voltada a profissionais e estudantes da área e demais interessados no tema. A participação é gratuita.
O livro está divido em duas partes – volumes 1 e 2 – que já estão à venda, separadamente, pelo e-commerce da Amazon no Brasil, nas versões digital e impressa.
Sobre os autores e as obras
O livro foi organizado por Luciano Victor Barros Maluly, professor de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP); Rafael Duarte Oliveira Venancio, pós-doutor em Ficção e Dramaturgia Radiofônicas pela ECA/USP; e Gustavo de Araujo Longo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP.
São 15 textos divididos em dois volumes. O livro 1 possui sete artigos em 211 páginas. O primeiro capítulo é de Carlos Augusto Tavares Júnior e aborda a pauta olímpica desenvolvida nos Jogos Olímpicos ‘Rio-2016’. Na sequência, Carlos César Domingos do Amaral trata do fenômeno do Wrestling (luta livre), sua história e expansão. Gustavo de Araujo Longo faz uma recuperação biográfica de Horácio Baby Barioni, criador dos Jogos Abertos do Interior.
Edwaldo Costa e Luciano Maluly narram o trabalho dos jornalistas na cobertura da seleção brasileira de futebol masculino a partir de entrevistas na Granja Comary. Marcelo Cardoso e Anderson Gurgel, por sua vez, debatem o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e trazem conceitos sobre fair play e Olimpismo para contextualizar a crise estrutural dos megaeventos esportivos.
Rafael Duarte Oliveira Venancio analisa o nascimento do conceito sobre o “anti-futebol” na Argentina a partir do avassalador time do Estudiantes de La Plata. Renato Ferreira de Moraes e Valquíria Aparecida Passos Kneipp estudam a estratégia de reprises de jogos de futebol adotada pela TV Globo na pandemia provocada pelo Covid-19.
O livro 2 traz oito artigos em 269 páginas. Carlos Henrique de Souza Padeiro questiona e analisa o excesso de entretenimento no noticiário esportivo. Felipe Tavares Paes Lopes discute a violência no futebol a partir dos efeitos da dominação da produção jornalística por meio de narrativas que, muitas vezes, estigmatizam as torcidas organizadas.
Gustavo de Araujo Longo assina mais um texto onde analisa o trabalho de comunicação dos Jogos Abertos do Interior. Liana Vidigal Rocha estuda a relação entre futebol e desinformação observada a partir do ambiente virtual. Luciano Maluly debate aspectos do jornalismo colaborativo segundo a experiência de Claudio Osti, em Londrina (PR).
Rafael Duarte Oliveira Venancio contribui com mais dois textos publicados originalmente em inglês e com tradução de Simone Lly: Beisebol, Quadrinhos e Videogame. Sergio Robinson Quintanilha detalha a história da Fórmula 1 contada a partir de sete períodos e quatro grandes fases.
Por fim, Sergio Settani Giglio, Enrico Spaggiari e Marco Antunes de Lima apresentam o processo de criação e de difusão de conhecimento científico por meio do site Ludopédio, referência nos estudos de futebol no Brasil.
Lançamento virtual: Jornalismo Esportivo no Brasil
Quando: 17 de novembro de 2020, às 18h
Quanto: gratuito
Onde: Canal do CJE no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCUd_ZPc3BDoT-CAog5lyrdA
Link alternativo: meet.google.com/hzr-ymqq-prp