A Fundação Mange Olsson anunciou que o neozelandês Peter Burling é o vencedor de 2020 de seu prestigioso prêmio.
A honraria que leva o nome Magnus Olsson é dada aos atletas que contribuíram para a vela oceânica e inspiraram pessoas.
Peter Burling, vencedor da America’s Cup e da Rio 2016, é de longe o mais jovem vencedor do prêmio.
O kiwi tem apenas 29 anos.
Ele foi o 35º timoneiro campeão da America’s Cup com o Emirates Team New Zealand em 2017.
Além de levar o ETNZ ao título da America’s Cup, o atleta tem medalhas olímpicas de ouro e prata e nove títulos de campeonato mundial.
”É uma grande honra ser reconhecido pela Fundação Mange Olsson Memorial por este prêmio. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de conhecer Magnus, mas sua regata épica com o Ericsson 3 na edição 2008-09 de The Ocean Race definitivamente inspirou minha jornada ao redor do mundo”, disse Peter Burling, que disputou a The Ocean Race 2017-18 com o Team Brunel.
Os ganhadores anteriores são Torben Grael, Sir Ben Ainslie, Stan Honey, Santiago Lange, Grant Dalton e Carolijn Brouwer.
Burling foi nomeado Velejador Mundial Masculino do Ano no Rolex World Sailor of the Year Awards em 2017.
Burling e seu parceiro 49er Blair Tuke também ganharam o prêmio em 2015 e foram finalistas em 2014 e novamente em 2016.
Burling receberá o Prêmio Magnus Olsson 2020 por meio de um evento virtual de entrega de prêmios na quinta-feira, 26 de novembro.
A Fundação Mange Olsson Memorial foi criada para dar continuidade à essência do entusiasmo, paixão e determinação que Mange (Magnus) trouxe para o esporte da vela.
Em seu espírito, a Fundação visa inspirar e apoiar jovens velejadores na Suécia, bem como recompensar velejadores internacionais que desenvolvem nosso esporte a nível humano e competitivo.