Tenista mineiro derrotou o turco Marsel Ilhan neste domingo (17) na Turquia e, agora, volta à quadra para enfrentar o dominicano Roberto Cid Subervi. Jogo será por volta das 5h30 (horário de Brasília), valendo lugar na chave principal
A primeira rodada do qualifying do Challenger de Istambul foi de vitória para João Menezes. Em 1h11min, o mineiro – número 3 do Brasil e 193 do mundo – confirmou o favoritismo e derrotou neste domingo (17) o turco Marsel Ilhan – 571 do ranking – por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-2) e 6/4, para avançar na Turquia.
Agora, Menezes – cabeça de chave oito no quali – entra em quadra novamente nesta segunda-feira (18), valendo vaga na chave principal. O jogo será por volta das 5h30 (horário de Brasília), diante do dominicano Roberto Cid Subervi – 231 do mundo – que surpreendeu e venceu Ernests Gulbis, da Letônia – cabeça 4 -, por 6/4 e 7/5. O torneio será realizado até o próximo domingo (24), em quadras rápidas e cobertas.
O set inicial foi decidido no tie-break, após uma quebra de cada lado, em que Menezes dominou e fechou em 7/6 (7-2), saindo na frente na partida. Na segunda série, com um break no terceiro game, abriu na sequência 3/1 e manteve a vantagem até definir em 6/4.
Desde 2018 Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória. Este ano, antes da Turquia, abrindo a temporada 2021, jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada.