O incentivo da família é fundamental para a criança praticar esporte e, por meio dele, aprender valores importantes para a sua formação.
E Ian Varin Gomes, de 11 anos, é um ótimo exemplo. Um dos alunos de maior destaque da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Itu, Ian tem a família como grande inspiração para o “nada, pedala e corre”.
Ian Fortinho, como foi apelidado por uma professora, costuma dizer que cada membro da família trouxe uma modalidade do triathlon para a sua vida.
A natação, seu primeiro amor, foi herança do pai nadador, Jeferson Gomes, falecido em 2012 quando ele tinha apenas 3 anos e meio.
A mãe, Lua Livian Varin, o levou para as corridas. E o treinador de natação, Felipe Pi, hoje um segundo pai, o ensinou também o gosto pelo ciclismo.
Natação, corrida e bike
“O Ian relaciona o esporte com as lembranças do pai, que sempre foi um exemplo e é seu herói até hoje. Os dois tinham toda a rotina da natação juntos”, conta a mãe, Lua.
Na água desde os 8 meses, Ian afastou-se da piscina com a morte do pai.
Foi o treinador Felipe Pi que o ajudou nessa fase, tornando-se mais próximo e incentivando-o a retomar a natação.
E seu talento se desenvolveu rápido, levando-o para uma turma mais avançada já aos seis anos. Logo ingressou na equipe da Apani e acumulou medalhas nas primeiras competições representando Itu.
Com a mãe, Ian também descobriu a aptidão para a corrida. “Numa prova de 6 km, ele foi o mais rápido, disputando até com crianças mais velhas”, conta Lua, orgulhosa.
Para continuar a se desafiar, incluiu a bicicleta na rotina, por influência do treinador Felipe.
Vocação para o triathlon
Com tantas habilidades, o ingresso de Ian na Escolinha de Triathlon não só foi natural, como veio no melhor momento.
O menino já estava cansado de treinar apenas natação, e o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus o deixou desanimado e estressado.
“O triathlon melhorou o seu ânimo e concentração. Rotina é tudo! Ele fica mais calmo, termina o treino às 16 horas, debaixo de um sol escaldante, com um sorriso no rosto, com gás para continuar por mais duas horas”, destaca a mãe.
“Agora ele estuda de manhã, faz natação à noite na academia às terças e quintas, triathlon às quartas e sextas à tarde. E aos domingos pedalamos em torno de 15km a 40km, depende do tempo e compromissos.”
Ian já mostrou nas aulas de triathlon resistência e habilidade em todas as modalidades do esporte. E conta com a torcida da família para se desenvolver como atleta profissional.
“Adoro torcer por ele nas competições, ajudar na concentração, a nossa família incentiva muito ele a ser um atleta”, diz Lua. Mas o mais importante, destaca a mãe, são os aprendizados que ele vai levar para a vida.
“Saber ganhar e perder, superar obstáculos, ter metas e uma rotina diária, organização, responsabilidade, convívio em equipe, respeito pelo professor e confiança em si próprio”, cita.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.
Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana.
As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões
————