Serão duas formações em ambiente virtual, com metodologias desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), de Ana Moser, e pelo Instituto Mpumalanga. Abertura oficial será em lives a partir desta quarta-feira (10)
Os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco e Amazonas receberão as Caravanas EAD 2021 no primeiro semestre deste ano, com duas formações em ambiente virtual: “Pedagogia do Esporte Educacional” e “Viva com Arte”. As metodologias são desenvolvidas e aplicadas nas Caravanas pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, e pelo Instituto Mpumalanga. A abertura oficial das formações, com todos os municípios do primeiro semestre, será em lives programadas para quarta-feira (10), quinta-feira (11) e sexta-feira (12). Todas as cerimônias terão transmissão ao vivo, online, pelo facebook do Instituto Mpumalanga e do IEE.
Já a partir do dia 15 deste mês, cerca de 1.400 profissionais inscritos para os cursos do primeiro semestre terão acesso, gratuito, à plataforma online dos projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes, para até 120 horas de estudos, em conexão com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e com os princípios de garantia de direitos ao esporte e à arte presentes no Selo UNICEF.
Professores da Rede Estadual de Ensino de Sergipe e profissionais e gestores das áreas da Educação, Esportes e Cultura dos municípios sergipanos de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, assim como de Ibiassucê e Ibotirama, na Bahia, de Camaragibe, em Pernambuco, e de Carauari, no Amazonas, estarão participando das formações.
Com abordagens teórica e prática e módulos interativos, os participantes serão acompanhados pelos professores especialistas dos Institutos em fóruns periódicos online, ao vivo. O objetivo é auxiliar na ampliação do trabalho pedagógico com as linguagens artísticas e com o esporte educacional nas escolas e nas comunidades.
“A arte e esporte nunca foram tão imprescindíveis para o acolhimento das crianças quanto neste momento de distanciamento físico e social, seja em escolas que terão retorno gradual de atividades presenciais ou mesmo em casa, com as famílias, porque o movimento tem uma conexão direta com a sensibilidade das crianças”, observa Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação e gestor da plataforma EAD das Caravanas.
As Caravanas EAD são realizadas pelo Instituto Mpumalanga e pelo Instituto Esporte & Educação, em parceria com o UNICEF, a DISNEY e os canais ESPN e mostram o importante papel do esporte e das artes para o acolhimento das crianças e para devolver a elas, neste momento de isolamento social, o movimento por meio de jogos e brincadeiras artísticas.
IEE e Mpumalanga vão entregar o Selo Caravana do Esporte e Caravana das Artes aos municípios e Estados participantes que obtiverem 80% de conclusão dos cursos online pelos profissionais inscritos, qualificados a atuar com as metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, cujos princípios fazem parte das diretrizes do Selo UNICEF.
Os municípios participantes em 2021 – Ao longo deste ano, com apoio do governo do estado de Sergipe, um total de oito municípios sergipanos e as escolas estaduais serão mobilizados em rede para que seus profissionais tenham acesso à formação à distância das Caravanas.
Ana Moser, presidente do IEE, considerou de grande importância a adesão em rede dos municípios sergipanos. “Sergipe sempre nos recebe de uma forma muito engajada e isso nos dá bastante entusiasmo para realizar a Caravana no Estado. Tenho certeza que será um processo muito rico para todos. A organização dos conteúdos e estratégias utilizadas nas formações em uma plataforma digital permite que o projeto continue e isso tem um impacto direto sobre as possibilidades de qualificação da prática pedagógica”.
Professores das redes municipais e das áreas de esportes e assistência social de Ibotirama e de Ibiassucê, ambos na região do semiárido da Bahia, também já estão inscritos para a realização dos cursos online das Caravanas de 2021.
Em Pernambuco, as formações “Pedagogia do Esporte Educacional” e “Viva com Arte” atenderão professores e profissionais que atuam com atendimento educativo de crianças e jovens em diversas áreas do município de Camaragibe, região metropolitana de Recife.
No Amazonas, o município de Carauari, que fica a cerca de 780 km de Manaus, com acesso apenas por barco ou avião, aderiu às formações online para o primeiro semestre de 2021, e inscreveu professores, gestores de unidades escolares e os mobilizadores e jovens ligados ao Selo Unicef.
O projeto Caravana do Esporte conta com patrocínio das empresas Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, UNOPAR e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.