O Instituto Touché realizou, no último sábado, sua 52ª aula virtual de esgrima pelo Instragram, completando um ano ininterrupto de oferecimento de uma atividade esportiva e educacional semanal, gratuita e acessível a todos os públicos.
Com a missão de popularizar a esgrima no Brasil, o Instituto Touché trabalha principalmente com a inserção da modalidade nas escolas. Em virtude da pandemia e da impossibilidade de realização das aulas presenciais no ambiente escolar, o Instituto reestruturou suas estratégias e passou a oferecer aulas virtuais, contribuindo para o enfrentamento da pandemia e para a apresentação da esgrima a públicos que, em condições normais, teriam mais dificuldade de acesso à modalidade.
As aulas são estruturadas de forma a ensinar os fundamentos básicos da esgrima com abordagem lúdica e didática, incluindo desafios que trabalham habilidades físicas e cognitivas, e a promoção de reflexões sobre os valores olímpicos. Geralmente as aulas são ministradas a um convidado, já tendo havido participação de atletas e ex-atletas, crianças em idade escolar e seus familiares, membros da comunidade da esgrima brasileira, profissionais de educação física e da área de educação.
Em um ano de trabalho, mais de 60 convidados participaram das lives oferecidas pelo Instituto Touché, chegando a diversas localidades do Brasil, como Curitiba, Manaus e Porto Alegre, e até do exterior.
Sobre o Instituto Touché: Idealizado pelos atletas Fernando Scavasin (atleta Olímpico – Rio 2016) e Heitor Shimbo (medalhista nos Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 e há 19 anos na equipe brasileira adulta), tem o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. O Instituto Touché desenvolveu metodologia própria de ensino de esgrima, baseada na experiência de seus fundadores treinando e competindo em mais de 35 países.