Um novo projeto chegou a Curitiba para reaproximar as crianças de uma das atividades mais populares entre os pequenos: andar de bicicleta. A missão da Escolinha de Mountain Bike é gerar inclusão social e educar por meio do esporte.
O projeto proporciona o acesso à bike a crianças entre 7 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social. Iniciadas em maio, as aulas são realizadas duas vezes por semana, às 9 e às 15 horas, na praça em frente à Incorp, com o acompanhamento de um professor e um monitor. Quando o tempo está ruim, as crianças vão para dentro da clínica, onde podem fazer bike no rolo de treino.
Além das técnicas de ciclismo, há fortalecimento muscular e exercícios funcionais. Os alunos contam com todo o material para treino, incluindo uniformes e bicicletas. Mas, para se manterem no projeto, os alunos precisam frequentar a escola e ter boas notas.
A ênfase na educação começou já na fase de pré-inscrições. “Fizemos um trabalho de divulgação nos colégios e conversamos om os diretores de escolas públicas sobre o projeto. A parceria entre professores e treinadores é importante para o desenvolvimento das crianças”, explica Karla Simas, coordenadora da Escolinha de MTB.
Com 25 anos de experiência na fisioterapia, Karla Simas acompanhou o triatleta Juraci Moreira, um dos principais nomes da modalidade no Brasil, nas três Olimpíadas que ele disputou. Hoje, está à frente da clínica Incorp, especializada em ortopedia esportiva. O desenvolvimento motor e cognitivo das crianças e adolescentes, combatendo o sedentarismo e problemas emocionais provocados pela pandemia de coronavírus, é o foco de Karla no projeto.
“Em todas as aulas, incentivamos os exercícios com cones e bastão. Nessa faixa etária as crianças se desenvolvem rápido. Além do desenvolvimento físico, o esporte também promove sociabilização, inclusão por meio do esporte, diminui a evasão escolar, traz mais responsabilidade, ensina sobre respeito e disciplina. São valores que eles levarão para a vida”, defende a coordenadora Karla Simas.
A Escolinha de Mountain Bike é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Associação Curitibana Desportiva. Os patrocinadores são Electrolux e Thales.