Vinícius Guarienti encerra temporada 2021 como segundo melhor do País nos 100m borboleta e terceiro nos 100m costas
Vinícius Guarienti encerrou a temporada 2021 como o segundo melhor nadador do País nos 100m borboleta, na classe S9. O atleta também é o terceiro do ranking nacional paralímpico nos 100m costas. A classificação reflete os ótimos resultados conquistados no retorno às principais competições nacionais, após um período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19.
O nadador paranaense conquistou três medalhas na etapa de Curitiba do Meeting Paralímpico, em 11 de outubro. Os Meetings são uma atualização para a temporada 2021 dos tradicionais Circuitos Regionais e Nacionais, realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2005. Antes, Vinícius já tinha garantido três ouros nas Paralimpíadas Universitárias, em setembro, nos 100m borboleta, 100m costas e 50m livre.
“Consegui me preparar bem durante toda a temporada, mesmo no período de maior isolamento, sem competições, devido ao Coronavírus. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, contei com a estrutura da Academia Be Happy para realizar meus treinos, com piscina de 25 metros em temperatura ideal para treinos e uma academia completa, com ampla acessibilidade”, destacou Vinícius Guarienti. “E tenho grandes profissionais ao meu lado, como o técnico Homero Cachel na condução dos trabalhos em água, o professor Eduardo na academia e a instrutora Iassana na fisioterapia.”
Sobre o atleta
Vinicius Bernardi Guarienti, 26 anos, iniciou sua trajetória na natação em Francisco Beltrão, Paraná, aos 5 anos, por recomendação médica, por apresentar uma deficiência congênita na perna esquerda. Estreou em competições nacionais em 2010, nas Paralimpíadas Escolares, e em 2013 conquistou cinco medalhas de prata no Panamericano de Jovens, pela Seleção Brasileira de Jovens. Atualmente, é o vice-líder do ranking nacional nos 100m borboleta e o terceiro nos 100m costas, na classe S9.
O atleta é patrocinado pelo Ebanx e Unimed Francisco Beltrão, via Lei de Incentivo ao Esporte. Também conta com o apoio do Geração Olímpica e Paralímpica do estado do Paraná, a academia Be Happy e o Clube Thalia. Vinícius também é advogado, pós-graduado em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Penal e Processo Penal pela LEGALE.