Uma ação em rede, com as metodologias do Instituto Esporte & Educação (IEE), de Ana Moser, e do Instituto Mpumalanga. Um projeto que chegou também a professores e coordenadores da rede estadual de ensino e pela primeira vez atingiu, simultaneamente, várias cidades de um mesmo estado
O ano termina com um balanço muito positivo para as Caravanas EAD desenvolvidas ao longo de 2021 em Sergipe. Os projetos Caravana do Esporte, do Instituto Esporte & Educação (IEE), e Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga, atenderam pela primeira vez, simultaneamente, a vários municípios de um mesmo estado. Foram 12 cidades, com as atividades envolvendo também professores e coordenadores da rede estadual de ensino. No total, 1.000 profissionais participaram das formações on-line.
Uma ação em rede, com as metodologias para formação continuada em esporte e em arte educacionais, oferecidas ao governo do estado e a gestores municipais, pelo IEE – criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser – e pelo Mpumulanga, em parceria com o UNICEF. O apoio da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, e das prefeituras permitiu a inscrição e o repasse de tecnologia social para ampliar a utilização do esporte e das artes na educação de crianças e jovens.
As formações à distância da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes atenderam, gratuitamente, a profissionais da Educação, Esporte, Cultura e Assistência Social dos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Tobias Barreto, Propriá, Carmópolis, Salgado, Lagarto, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba e Ilha das Flores, além de professores e coordenadores da rede estadual de ensino de Sergipe, distribuídos por diferentes regiões.
“Sergipe é um estado onde temos sempre muitos resultados e este ano, com as Caravanas EAD, mais uma vez estamos vendo isso. Novamente com o engajamento dos municípios e do estado, com todos os desafios de seguir com os projetos em meio à pandemia da Covid-19”, afirmou a presidente Ana Moser.
A vice-governadora Eliane Aquino fez questão de destacar a importância das Caravanas. “Não preciso nem falar o quanto sou apaixonada, o quanto sou grata, pela metodologia, por terem nos trazido esse desafio. E tenho certeza que no ano que vem estaremos juntos. A única forma, realmente, de mudar a vida das pessoas é com a educação. Não é simplesmente ficar feliz por uma capacitação, mas é pensar o que essa capacitação pode transformar a vida de quem está lá na pontinha, de quem depende 100% do poder público”, garantiu.
Os cursos – Em função da pandemia da Covid-19, as metodologias desenvolvidas e aplicadas presencialmente passaram a ter conteúdo on-line, com as ferramentas de ensino à distância, na plataforma EAD das Caravanas, em dois cursos de formação continuada: Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte. A Pedagogia do Esporte Educacional, da Caravana do Esporte, contou com 60 horas de curso na plataforma e seis horas de webinar, referentes a três aulas on-line ao vivo. Na Metodologia Viva com Arte, da Caravana das Artes, foram 120 horas de curso e 12 de webinar (seis aulas).
O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação realizam os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes em parceria com DISNEY, ESPN e UNICEF. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, Unopar e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Secretaria Especial do Esporte/Ministério da Cidadania, e a Caravana das Artes tem patrocínio da EDP Renováveis, Instituto EDP, Rede, Otis, Anhanguera,Unopar e Pitágoras, via Lei de Incentivo à Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.
Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.