A Maserati anunciou, nesta terça-feira (11), voltará as corridas em 2023 e escolheu o Campeonato da ABB FIA Formula E para esse retorno. Com o automobilismo e a competição enraizados em seus genes, a Maserati é a primeira marca italiana a competir no mundial dos carros elétricos.
A combinação da herança de corrida da Maserati – uma marca intrinsecamente ligada ao alto desempenho e sua atitude inovadora em relação à eletrificação – alinha-se perfeitamente com a ABB FIA Formula E e seu Circuito Mundial, a primeira série de automobilismo de corrida totalmente elétrica do mundo.
A Maserati vai estrear no grid a partir da 9ª temporada com o novo Gen3, o carro de corrida da Formula E mais rápido, leve e poderoso de todos os tempos. O Gen3 terá uma série de inovações tecnológicas, de design e produção de líderes do setor.
”Estamos muito orgulhosos de estar de volta onde pertencemos como protagonistas no mundo das corridas. Somos movidos por paixão e inovadores por natureza. Temos uma longa história de excelência de classe mundial em competição e estamos prontos para impulsionar o desempenho no futuro”, disse Davide Grosso, CEO da Maserati.
O compromisso da Maserati com a mobilidade elétrica é impulsionado por uma onda de nova energia, agora acelerada para funcionar em velocidade máxima com o Folgore, a linha elétrica completa.
Todos os novos modelos Maserati também estarão disponíveis em versões 100% elétricas, incluindo Maserati Grecale, Maserati GranTurismo e GranCabrio e o supercarro esportivo Maserati MC20.
”Estamos orgulhosos de receber a Maserati em sua nova casa no automobilismo de classe mundial. O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E é o auge das corridas elétricas. Ele fornece o ambiente perfeito para as marcas de carros de alto desempenho mais dinâmicas e inovadoras para mostrar suas capacidades tecnológicas juntamente com suas ambições esportivas”, comemorou Alejandro Agag, fundador e presidente da F-E.
O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E oferece à Maserati uma plataforma perfeita para mostrar a sua herança sem precedentes nas corridas e a Folgore um ambiente onde o alto desempenho e a inovação coexistem fortemente.
Desde o início, as corridas da Formula E nas ruas das cidades mais icônicas do mundo, incluindo Nova York, Mônaco, Berlim, Cidade do México, Londres e Roma, levaram os carros elétricos para todo o mundo hoje indo mais longe por meio de aumentos na eficiência energética, melhorias no alcance da bateria e avanços no desenvolvimento de força.
”Estamos muito satisfeitos pela a Maserati se juntar à era Gen3 do Campeonato ABB FIA Formula E e desempenhar um papel decisivo na reimaginação do futuro do automobilismo. A Formula E corre no coração das cidades mais emblemáticas do mundo e é seguida apaixonadamente por um público global progressivo. Nossos milhões de fãs em todo o mundo ficarão emocionados ao ver a Maserati se alinhar no grid como uma das marcas de carros elétricos de elite do mundo”, completou Jamie Reigle, CEO da F-E.
A Maserati nasceu na pista com audácia, primeiro dos irmãos Maserati, depois dos seus pilotos. Sua estreia nas corridas foi há 96 anos. O primeiro carro de corrida a ostentar o logotipo Trident no capô foi o Tipo 26, que estreou na Targa Florio em 1926, conquistando o primeiro lugar na classe até 1,5 L, com Alfieri Maserati ao volante.
Trinta e um anos depois, Juan Manuel Fangio venceu o Campeonato Mundial de F1 com a Maserati em 1957. A última vez que a Maserati foi vista em um único lugar foi com Maria Teresa De Filippis, a primeira mulher a se classificar para um Grande Prêmio de Formula 1, a bordo de um 250F.
Sua última aparição nas corridas foi com o inédito MC12, que venceu 22 corridas (incluindo 3 vitórias nas 24 Horas de Spa) e 14 títulos em Campeonatos de Construtores, Campeonatos de Pilotos e Campeonatos de Equipes no FIA GT, a partir de 2004 até 2010.