Com menos de um mês para o início do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20, na Arena ABDA, em Bauru, Alexandre Zwicker, novo presidente da PAB e eleito o melhor dirigente do Brasil pela Best Swimming, fez um panorama dos campeonatos adultos e juvenis no calendário da maior liga de polo aquático do país.
Após eleição realizada em dezembro de 2021, Alexandre Zwicker assumiu a gestão da PAB com o desafio de continuar o crescimento das competições nacionais da modalidade.
“Os últimos dois anos foram difíceis para a realização de campeonatos em qualquer modalidade desportiva. Só que mesmo com tamanha dificuldade enfrentada, a diretoria da PAB conseguiu realizar grandes eventos nacionais para o polo aquático. A maior expectativa é de que haja campeonatos regulares, com toda a segurança para os atletas, os técnicos e todos os envolvidos para que a modalidade continue crescendo”, explicou Alexandre Zwicker, presidente da PAB.
Com partidas realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, a PAB realizou na última temporada o tradicional Brasil Open, além de campeonatos de base e o PAB Kids. Zwicker destaca a importância de envolver as crianças no polo e o apoio da Liga em competições no Nordeste.
“Um grande sucesso da PAB foi o torneio PAB Kids e categorias de base que fomentam a modalidade de forma geral. O PAB Kids foi realizado com grande sucesso nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. É um evento para aproximar a criançada com alegria e comprometimento das equipes filiadas”, celebra o novo presidente.
“A PAB também apoiou e fez a cobertura dos torneios como o HabaWaba, realizado na cidade de Bauru, e a Liga Nacional. Nesta temporada, a PAB Kids terá uma edição na região do Nordeste como forma de integração e desenvolvimento do polo aquático nacional. Além da grande procura de cidades na região centro-oeste para a manutenção do polo aquático nesta região”, completou Zwicker.
A competição que abre o calendário da PAB em 2022 é o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 masculino e feminino, realizado de 02 a 06 de fevereiro, em Bauru (SP).
“Já estamos na expectativa para o torneio Sub-20. Acredito que os atletas estão ansiosos para jogar. Tenho certeza que todas vão entregar o máximo de vontade e qualidade técnica nos jogos. Assim o polo aquático nacional é o maior beneficiado com atletas dedicados”, finalizou o presidente da PAB.
Alexandre Zwicker substitui Alessandro Moscal Checchinato, que ficou na presidência da entidade por dois anos. Nos dois anos de mandato Checchinato esteve à frente de Campanhas Solidárias devido à pandemia de COVID-19 e Campeonatos de categoria e adulto realizados no período.