Aulas no núcleo de Itu, em São Paulo, trabalham as técnicas da criançada em cada modalidade e reforçam o senso de responsabilidade social
Em clima de volta às aulas, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Itu dedica o mês de fevereiro ao aperfeiçoamento das técnicas de cada modalidade. O objetivo é ajudar os alunos a ganhar ritmo, com pequenos ajustes nas atividades.
A retomada do ritmo normal de treinos é feita de forma lenta e gradual, para evitar o desgaste e possíveis lesões. As aulas contam com alongamento, exercícios educativos e de coordenação motora e trabalhos lúdicos. A ideia é focar mais no treino técnico e desenvolvimento da parte aeróbia para retomar aos poucos o condicionamento físico e o ritmo intenso.
“O treino de base também tem o objetivo de incluir todos os alunos. Precisamos lembrar que alguns foram afetados pela pandemia de Covid-19, no final do ano passado”, explica o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu, em São Paulo. “Queremos que todos voltem a sentir como é o triathlon e fiquem com o fôlego lá em cima.”
Responsabilidade social
O mês de fevereiro também inclui algumas atividades “extra-classe”, destinadas a reforçar a responsabilidade social da criançada. Uma dessas atividades, já colocada em prática, é a captação da água da chuva de forma sustentável, para a limpeza das bikes. A ação segue o 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que integra a Agenda 2030 da ONU, voltada para a redução das desigualdades.
“Usamos galões de 20 litros vencidos, e ensinamos aos alunos como fazer adaptações para captar a água da chuva. Eles mesmos são responsáveis pela captação e limpeza das bicicletas usadas nos treinos”, diz o professor Thiago Mantovani.
Ainda este mês, os alunos também terão aulas de educação no trânsito. As aulas nincluem palestras, com apresentação de vídeos educativos e muita conversa, e atividades práticas, simulando a experiência de pedalar na rua, de maneira segura para a criançada. A intenção, alinhada com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, é desenvolver nas crianças o senso de responsabilidade, respeito e cooperação nas vias públicas, não só como ciclistas mas também como pedestres.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões