Ação realizada durante o mês das mulheres gerou rodas de conversas nos núcleos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, para conscientizar os garotos sobre o tratamento às colegas atletas e mulheres em geral
No mês dedicado às mulheres, o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões promoveu uma ação que foi além da rotina do nada, pedala e corre. Numa roda de conversa com os professores, os alunos dos núcleos da Escolinha aprenderam mais sobre o respeito às meninas. E também discutiram maneiras de tornar o treino mais seguro para elas, principalmente durante o pedal e a corrida nas ruas.
A ação foi alinhada com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que aponta para a busca pela igualdade de gêneros. Faz parte desse objetivo o combate de todas as formas de assédio e violência contra as mulheres. No total, 17 ODS integram a Agenda 2030 da ONU, voltada para a redução das desigualdades no mundo.
“A conversa funcionou muito bem. O mais surpreendente foi a consciência dos meninos em não mexer com as meninas. E já está virando algo natural, as meninas saírem para pedalar e correr com parceiras e até com parceiros. Porque alguns dos meninos também já entenderam a importância delas estarem em grupo”, explicou o professor Luiz Henrique Vidal, do núcleo de Campinas da Escolinha de Triathlon, em São Paulo. “Se educarmos nossas crianças desde cedo, a vida das mulheres ficará mais fácil no futuro.”
Para a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo de Caucaia, no Ceará, é importante que o diálogo com meninos e meninas reforce também a representatividade delas no esporte. A Federação de Triathlon do Estado do Ceará é comandada por uma mulher, Fátima Figueiredo, um incentivo a mais para a participação das triatletas mirins. “As garotas aqui em Caucaia entendem como é importante elas estarem ocupando esse espaço no esporte, ainda mais no triathlon, uma modalidade nova na região. A própria Dona Fátima já esteve aqui, para conhecer e conversar com elas sobre isso.”
Na Escolinha de Triathlon, o ODS 5 da ONU já foi alcançado também com a igualdade de oportunidades. A equipe técnica tem o mesmo número de professores e professoras. Entre os alunos, metade das vagas são reservadas às meninas.
O Instituto
Criado em 2021, surgiu como plataforma de apoio à Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto é chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, e atende hoje 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará. O objetivo do Instituto é unificar e expandir ações dos núcleos em todo o Brasil. A entidade ainda vai apoiar outros projetos sociais focados na formação de jovens por meio do esporte.
Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.
Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto