Projeto focado na educação por meio do esporte tem como “efeito colateral” a descoberta de jovens com talento para a modalidade
Transformar a vida de crianças e adolescentes, educando por meio do esporte, é a missão da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. Como “efeito colateral” desse trabalho de seis anos, o projeto também descobre jovens com talento para a modalidade. Em Caucaia, alguns alunos já brilham em competições estaduais e inspiram os mais novos. Neste mês, vários deles estrearam em provas oficiais, confirmando a tradição do Ceará em formar bons triatletas.
No dia 9, seis alunos da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões disputaram o Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico. Cauê Moura e Jailson Oliveira, já conhecidos no cenário estadual, conquistaram mais um pódio, formando a dobradinha do projeto com o primeiro e o terceiro lugar na categoria 16 a 19 anos do Triathlon Olímpico, que teve 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.
Já os quatro estreantes da equipe puderam mostrar sua evolução nos treinos. No Duathlon Aquático, com 750 metros de natação e 5 quilômetros de corrida, Levi Silva e Bernardo Nascimento ficaram com o terceiro e o quarto lugar, respectivamente. No Duathlon Terrestre, com 20 quilômetros de ciclismo e 5 de corrida, Yuri Silva foi o quinto colocado, e Antônio Derlani Tavares foi o 17º.
“Para os estreantes foi uma experiência maravilhosa. Eles ficaram muito empolgados. Também ficaram muito nervosos, mas conseguiram controlar e tiveram ótimos resultados. Isso é muito importante para o desenvolvimento deles”, destaca a professora Isabelle Ribeiro, do núcleo Caucaia da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. “Como em todas as provas, eu disse a eles que o objetivo era essa experiência, era completar a disputa. O resto é consequência. E todos foram muito bem.”
Jogos Escolares
Um grupo maior da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões fez sua estreia oficial nos Jogos Escolares do Ceará, entre os dias 21 e 23. A competição está em sua fase municipal, entre escolas de Caucaia. Doze alunos se classificaram para a etapa estadual dos Jogos, em junho, representando a cidade e o projeto na natação e nas modalidades de corrida do atletismo.
Resultados dos Jogos Escolares do Ceará
Natação
50m feminino – 12 a 14 anos:
1° Willyane Vitória
2° Vitória Lia
3° Rihanna Rodrigues
50m masculino – 12 a 14 anos
1° Bernardo Nascimento
2° Miquéias da Costa
3° Gabriel Lima
4° Arthur Herculano
Atletismo
100m feminino – 12 a 14 anos
1° Sophia Coelho
2° Ana Ingrid
100m feminino – 15 a 17 anos
1° Thiffany Mariana
2° Luiza Carla
100m masculino – 12 a 14 anos
1° Moisés Galvão
2° Ícaro Lúcio
3° Gustavo Marques
800m feminino – 12 a 14 anos
1° Ana Ingrid
800m masculino – 12 a 14 anos
1° Moisés
2° Ícaro Lúcio
3° Gustavo Marques
3000m masculino – 15 a 17 anos
1° Cauê Moura
2° Yuri Pimentel
O próximo desafio para os triatletas de Caucaia será o Campeonato Cearense de Triathlon Sprint, em 28 de maio, em Aquiraz. Cauê Moura, Jailson Oliveira, Levi Silva, Bernardo Nascimento, Yuri Silva e Antônio Derlani Tavares já estão em fase de preparação para a disputa. “Como o sprint é mais curto, os treinos estão focados em velocidade, intensidade e potência. Temos feito muito ciclismo em percursos externos, para pegar variações de terreno e de vento, e ensinar aos alunos sobre o vácuo no ciclismo”, explica a professora Isabelle Ribeiro.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Aeris Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da prefeitura de Caucaia. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões