Obra vai contar a história da primeira negra latino-americana a chegar ao topo do mundo e que se tornou uma das líderes socioambientais mais representativas do Brasil
Montanhista, primeira negra latino-americana a chegar ao cume do Everest, ativista socioambiental, palestrante, representante da nova liderança ESG, embaixadora da multinacional francesa Veolia no Brasil, filha, mulher, uma brasileira batalhadora e cheia de sonhos. Essa é a multifacetada Aretha Duarte que vai contar suas histórias e desnudar seus desejos, desafios e projetos no livro “Da Sucata ao Everest”, que tem lançamento previsto para setembro, mas já abriu a pré-venda.
A pré-venda seguirá até o dia 31 de julho e a entrega prevista desses primeiros exemplares será no mês de agosto. Os interessados podem adquirir o livro com a história de Aretha Duarte no site da Editora Dialogar (www.dialogar.net.br). Além de garantir a obra antecipadamente, outra vantagem é o preço promocional de R$ 54,00. Com 164 páginas, “Da Sucata ao Everest- A saga de Aretha Duarte” foi escrito por Débora Rubin e Rodrigo Grilo, em colaboração com a montanhista.
A saga de Aretha começa no Jardim Capivari, bairro da periferia de Campinas, onde cresceu, até o cume do Everest, em uma história inspiradora feita de garra, coragem, persistência, sonho e superação. O título do livro faz menção ao trabalho de coleta de materiais reciclados para ajudar a completar o orçamento da viagem até o “topo do mundo”. Do total de US$ 67 mil exigidos para a Expedição Everest, 1/3 veio de reciclagem.
Desde a conquista da montanha mais alta do mundo, dia 23 de maio de 2021, há pouco mais de um ano, ela não parou de trabalhar em prol de novas metas. O livro é uma delas. E também a realização de um sonho. “Desde antes da viagem, pretendia lançar um livro biográfico para contar minha história. E ele foi escrito com muito carinho, contando com a colaboração de muita gente. Espero que os leitores gostem”, afirma Aretha.
Sobre Aretha – Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador), entre outros.
Aretha conheceu a modalidade na faculdade, aos 20 anos, quando um professor da PUC de Campinas, quis apresentar esportes outdoor para os alunos do curso de educação física e os levou até a Grade6, operadora de montanhismo. Lá ela entendeu mais sobre como funciona o esporte e se apaixonou. “Fiquei pensando: ‘como nunca tinha ouvido falar neste tipo de esporte antes?'”, contou.
Entusiasmada, Aretha tentou se aproximar da empresa, fazendo cursos de escalada em rocha. Trabalhou de modo eventual em eventos corporativos, para em 2011 ser efetivada. A empresa faria a primeira expedição comercial ao Everest. Carlos Santalena e Rodrigo Raineri, na ocasião sócios e guias da Grade6, levariam os clientes para a montanha e convidaram Aretha para fazer parte do quadro de funcionários. “Daí em diante, comecei a praticar escalada, trekking e expedições. Em janeiro de 2012 fui pela primeira vez à alta montanha, no Aconcágua. Estive cinco vezes lá, quatro delas atingindo o cume de 6.962 metros. Desde então, ao menos uma vez por ano realizo expedições em altitude.”
Parceiros – Desde a Expedição Everest, Aretha Duarte já trabalhou com as seguintes marcas: Magalu, Veolia, Loft, Ifood, Sebrae, Decathlon, Amazon, ICXP, Ford, YPO, Fazenda Futuro, BrasilPrev, SulAmérica, Dell, Stilingue, Unimed, CONGREGARH 2020, Abbvie, Patagonia, Fleury, Puc Campinas, Grupo Boticário, Carrefour, Sympla, Moove, entre diversas outras empresas de porte expressivo.