Nesta sexta-feira (08) foi realizada mais uma etapa do Tour de France, cujo vencedor foi definido por centímetros. A sétima prova desta edição foi realizada no trecho montanhoso entre Tomblaine e La Super Planche des Belles Filles, com 176.3 quilômetros, e foi vencida pelo esloveno Tadej Pogacar, que segue forte na busca pelo tricampeonato.
Depois de seguir no segundo pelotão durante quase toda a prova, o ciclista da UAE Team Emirates buscou a liderança nos últimos metros e superou o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo- Visma) praticamente na linha de chegada. O Top-3 foi completado pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma).
Essa foi a segunda vitória do esloveno, vencedor das duas ultimas edições do Tour de France. Pogacar também venceu a etapa disputada ontem entre Binche (Bélgica) e Longwy (França), quando assumiu a camisa amarela (destinada ao líder na classificação geral).
“Foi realmente muito difícil, especialmente no final. Meus companheiros de equipes trabalharam bem hoje, e eu realmente tive que dar o máximo até a linha de chegada”, comentou Pogacar após o término da prova. “Hoje é um dia muito especial, pois abrimos uma fundação para a pesquisa do câncer e era uma vitória que desejava muito. Foi realmente uma grande vitória hoje”, completou o bicampeão do Tour de France.
A 109ª edição do Tour de France termina em 24 de julho nas ruas de Paris. Amanhã será realizada a 8ª etapa do Tour de France, que atravessará as montanhas suíças em um trajeto de 186,5 km entre Dôle e Lausanne . Será a oportunidade para os ciclistas que perderam muito tempo nas etapas anteriores, apostarem em uma fuga e se recuperarem na classificação geral.
Com a vitória, Pogacar aumentou um pouco mais a vantagem na classificação geral. Agora o ciclista esloveno está com 35 segundos de vantagem para o segundo colocado, Jonas Vingegaard. Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) é o terceiro colocado, 1min10s atrás do dono da camisa amarela.
O último a conquistar três edições em sequência foi o britânico Chris Froome de 2015 a 2017. Na história do maior evento de ciclismo do mundo, o primeiro a ganhar três campeonatos seguidamente foi o francês Louison Bobet de 1953 a 1955, depois seu compatriota Jacques Anquetil levou o tetra de 1960 a 1964.
O belga Eddy Merckx, considerado o melhor de todos os tempos da modalidade, venceu quatro vezes seguidas de 1969 a 1972. Na mesma década, o Tour de France coroou outro tricampeão seguido, o francês Bernard Hinault de 1977 a 1979. O atleta com mais conquistas consecutivas foi o espanhol Miguel Indurain de 1991 a 1995.
Das 22 equipes inscritas no Tour de France 2022, sete delas são da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
O primeiro Tour de France foi realizado em 1903. O ciclista mais jovem a vencer a prova foi o atleta local Henri Comet com apenas 19 anos e 352 dias quando ganhou a segunda edição do evento em em 1904. O mais velho a vencer o Tour de France foi o belga Firmin Lambot, que tinha 36 anos quando venceu em 1922.
A prova tem 21 etapas disputadas em 23 dias – o que significa que os competidores têm apenas dois dias de folga para descansar. Enquanto os profissionais fazem os últimos ajustes na Europa para o Tour de France, aqui no Brasil os amadores treinam para o L’Étape Brasil Santander, que será disputado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Campos do Jordão (SP).