Montanhista lidera grupo de sete brasileiros rumo ao cume da montanha mais alta da Bolívia e, na escalada, pretende desenvolver ações em prol da sustentabilidade, como usar produtos ecodesign
Aretha Duarte lidera a Expedição Sajama. Ela guia um grupo de sete brasileiros – seis homens e uma mulher – rumo à montanha mais alta da Bolívia, 6.542m de altitude. Eles já estão no Parque Nacional de Sajama, localizada a 4.000 metros, para a fase final de aclimatação antes de iniciar a escalada. O ataque ao cume está previsto para o próximo dia 25.
Guia da especializada empresa de expedições Grade6 e primeira mulher negra latino-americana a alcançar o topo do Everest, Aretha é responsável pelo sucesso da expedição, na qual os brasileiros desenvolverão técnicas relacionadas ao montanhismo e habilidades que refletem nos desafios corporativos. Além de trabalho em equipe, planejamento para atingir metas, alta performance e liderança, sustentabilidade está na pauta.
“Montanhismo e educação ambiental precisam andar lado a lado. Já vi muito lixo e sujeira deixamos por alpinistas ao longo do caminho de subida e descida em praticamente todas as montanhas que escalei e acredito que isso precisa mudar. Na Expedição Sajama, procuramos usar material reciclável e ecologicamente correto. E vamos cuidar do nosso lixo. Além disso, a ideia é desenvolver atividades de conscientização junto as comunidades no entorno da montanha”, explica Aretha, que tem o apoio de empresas do porte de Moove, Decathlon e Veolia.
Ecodesign – Um mostra concreta das intenções de Aretha são os produtos ecodesign utilizados na Expedição Sajama, que visam diminuir o impacto ambiental, desde a sua concepção até o fim do ciclo de vida, por meio de componentes e processos mais respeitosos ao meio ambiente. Antes de embarcar para a Bolívia, a montanhista “abasteceu a mochila” na Decathlon, onde são produzidos itens esportivos ecodesign idealizados com materiais naturais ou reciclados de excelente qualidade, como algodão orgânico, borracha natural, juta e poliéster reciclado, mantendo a alta performance, tecnicidade e custo-benefício dos produtos.
“Na Decathlon, entendemos que a natureza é nosso campo de jogo e estamos cientes da nossa responsabilidade de gerar impacto e valor compartilhado com a sociedade e com o planeta. Um passo muito importante nessa jornada é o nosso compromisso de transformar todos os nossos produtos em versões Ecodesign até 2026. Isso mexe com toda a empresa e impacta em toda cadeia de valor, além de corroborar com a nossa missão, de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessíveis ao maior número de pessoas, de maneira sustentável, contribuindo ainda com o nosso objetivo de reduzir as emissões de CO2 em 53% por produto vendido até 2026. Por isso, para nós, é um prazer apoiar esportistas engajados como a Aretha, que está super conectada aos nossos valores”, afirma Isabel Camarero, Líder de Sustentabilidade na Decathlon Brasil.
O posicionamento de Aretha em aumentar o tamanho da pegada sustentável da Expedição Sajama está alinhado com suas atividades como empreendedora socioambiental e líder ESG. “Acredito no PIB de cada um, no seu Poder Interno Bruto. E a montanha é um excelente local para expressar e expandir esse potencial. E responsabilidade ambiental faz parte do leque de atitudes que toda pessoa deve exercitar para interiorizar, aplicar e transformar em exemplo para a sociedade”, completa.
Movimento conjunto – Para Moove, principal apoiadora de Aretha desde Expedição Everest, seguir acompanhando a montanhista é mais que uma satisfação. “Esta parceria está totalmente conectada com a nossa cultura e nosso propósito de mover pessoas e negócios do jeito certo para todos. A Aretha é uma inspiração para Moove. Uma mulher negra, latino-americana e de periferia que sonhou grande, realizou seu sonho e está escrevendo sua história. A Moove como tem muito orgulho de fazer parte e incentivar a construção desta história pois queremos que cada vez mais mulheres como ela possam servir de inspiração e referência para tantas outras.”, afirma Alexandra Sabiá, diretora global de Pessoas&Cultura.
A convergência de Moove e Aretha também se dá na jornada EESG – sigla em inglês para Economia, Meio Ambiente, Social e Governança. A Moove alinhou-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial nos temas Gestão de Emissões e Desenvolvimento de Pessoas e Cultura, criando um departamento para tratar do assunto internamente. Além destas, a Moove também opera nas seguintes frentes: Eficiência e Performance, Gestão Ambiental, Saúde e Segurança e Relacionamento com Comunidades Locais. Essas e diversas outras iniciativas dessa jornada foram divulgadas recentemente no Relatório Anual de Sustentabilidade 2021 da Moove, onde a companhia apresenta seus indicadores econômicos e socioambientais.
Para amplificar esses exemplos, Aretha conta com a companhia de um filmmaker especializado em montanha durante toda a jornada na expedição operada pela Grade6. O resultado será mini doc EESG patrocinado pela Moove – empresa do Grupo Cosan – detentora dos direitos de produção, distribuição e comercialização dos lubrificantes Mobil no Brasil e de outras marcas em mais de 10 países das Américas e Europa nos mais variados segmentos como agrícola, aéreo, naval e industrial.
Sete Cumes Andinos– Movida a desafios, Aretha faz do Sajama parte de seu projeto de escalar os Sete Cumes Andinos, compostos por Ojos del Salado (6.891 metros, no Chile), Monte Aconcágua (6.962 metros, na Argentina), Nevado Huascarán (6.768 metros, no Peru), Vulcão Chimborazo (6.310 metros, no Equador), Nevado de Huila (5.700 metros, na Colômbia), Pico Bolívar (4.980 metros, na Venezuela), além do Sajama. Destes, Aretha já escalou o Aconcágua e o Vulcão Chimborazo.
Sobre Aretha– Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador), entre outros.
Aretha conheceu a modalidade na faculdade, aos 20 anos, quando um professor da PUC de Campinas, quis apresentar esportes outdoor para os alunos do curso de educação física e os levou até a Grade6, operadora de montanhismo. Lá ela entendeu mais sobre como funciona o esporte e se apaixonou. “Fiquei pensando: ‘como nunca tinha ouvido falar neste tipo de esporte antes?'”, contou.
Entusiasmada, Aretha tentou se aproximar da empresa, fazendo cursos de escalada em rocha. Trabalhou de modo eventual em eventos corporativos, para em 2011 ser efetivada. A empresa faria a primeira expedição comercial ao Everest. Carlos Santalena e Rodrigo Raineri, na ocasião sócios e guias da Grade6, levariam os clientes para a montanha e convidaram Aretha para fazer parte do quadro de funcionários. “Daí em diante, comecei a praticar escalada, trekking e expedições. Em janeiro de 2012 fui pela primeira vez à alta montanha, no Aconcágua. Estive cinco vezes lá, quatro delas atingindo o cume de 6.962 metros. Desde então, ao menos uma vez por ano realizo expedições em altitude.”
Parceiros – Desde a Expedição Everest, Aretha Duarte já trabalhou com as seguintes marcas: Magalu, Veolia, Loft, Ifood, Sebrae, Decathlon, Amazon, ICXP, Ford, YPO, Fazenda Futuro, BrasilPrev, SulAmérica, Dell, Stilingue, Unimed, CONGREGARH 2020, Abbvie, Patagonia, Fleury, Puc Campinas, Grupo Boticário, Carrefour, Sympla, Moove, entre diversas outras empresas de porte expressivo.