O Presidente da PAB – Liga Brasileira de Polo Aquático, Alexandre Zwicker, se reuniu nesta quarta-feira (17) com o embaixador do Brasil na Sérvia, José Mauro Couto. O almoço teve a presença do ex-jogador da Seleção Brasileira, Slobodan Soro, e Flávio Sapha, e foram apresentadas propostas para aproximar os dois países por meio da modalidade.
Intercâmbios entre Brasil e Sérvia relacionados ao polo aquático são estratégias de aproximação para o crescimento da modalidade no país, já que os europeus são potência no esporte.
Entre as principais conquistas do país no masculino estão a medalha de ouro olímpica no Rio em 2016 e em Tóquio 2020, além da vitória em mais de 10 Ligas Mundiais de Polo Aquático e de três Campeonatos Mundiais.
“Importante almoço com o Embaixador João Mauro Couto, um apaixonado por esportes que visa aproximar a Sérvia, que é uma potência na modalidade, com o Brasil. Estamos visando intercâmbios entre os dois países, com a ajuda de Slobodan Soro, assim podemos capacitar profissionais. Uma grande jogada para nossa modalidade”, disse o Presidente da PAB, Alexandre Zwicker.
Slobodan Soro nasceu em Novi Sad, na Sérvia. O goleiro, campeão mundial em 2009 e prata em 2011, foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Pequim 2008 pela Sérvia. Naturalizado brasileiro, defendeu a Seleção nas Olimpíadas Rio 2016.
O atleta é considerado um dos melhores goleiros da sua geração e foi medalhista de bronze com a Seleção do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima.
A próxima competição no calendário da PAB é o Campeonato Brasileiro Sub-14, que será realizado entre os dias 24 a 28 de agosto, na Arena ABDA, em Bauru (SP).