O Campeonato Brasileiro de Star tem uma nova dupla vencedora. Os paulistas André Diomelli e Marco Lagoa (CNI | YCSA) conquistaram a tradicional competição da classe disputada no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
Após as regatas finais deste domingo (21), André e Marco somaram 15 pontos perdidos e superaram por apenas dois pontos Antônio Moreira e Ubiratan Matos (CNC/MB). A medalha de bronze ficou com Dino Pascolato e Henry Boening (ICRJ).
O evento, que reuniu 15 duplas, deveria ter começado na sexta-feira (19), mas as condições de vento e temperatura impediram a realização das provas.
No sábado (20), a comissão fez apenas uma regata vencida por André Diomelli e Marco Lagoa. Os paulistas se aproveitaram da desclassificação de Lars Grael e Pedro Trouche, que largaram escapado, e ficaram em primeiro.
”Para nós foi um campeonato incrível. Velejamos com um barco emprestado e viemos para nos divertir, sem muita pretensão. Tivemos uma série com boa média, mas o que fez a diferença foi ter feito boas largadas mas sem arriscar o campeonato, pois com o primeiro dia sem regata, não tivemos descarte”, explicou Marco Lagoa.
No domingo (21), três regatas foram realizadas em Niterói (RJ) com ventos de média intensidade. André Diomelli e Marco Lagoa tiraram dois quintos e um quarto, o suficiente para levar o título.
Na primeira regata do dia, os vencedores foram Juan Sienra e Fernando Madureira (URU/ICRJ). Na segunda, quem chegou em primeiro foi a dupla Carlos Dohnert e Gustavo Kunze (ICRJ). Já na última deu Lars Grael e Pedro Trouche.
O resultado quebrou a hegemonia de Lars Grael, que defendia o tricampeonato nacional da classe Star. Após o primeiro dia ficando em último por largar escapado, o medalhista olímpico ficou em sétimo lugar no geral ao lado de Pedro Trouche. A última vez que a família Grael não subiu ao lugar mais alto do pódio do Campeonato Brasileiro de Star foi em 2010, quando Robert Scheidt e Bruno Prada saíram vencedores.
Alguns velejadores agora voltam as atenções para o 100º Mundial de Star, marcado para começar em 10 de setembro, nos Estados Unidos. Estão confirmados nomes como Pedro Trouche, Antônio Moreira, Arthur Lopes e Ubiratan Matos.
Resultado final
1 – André Diomelli / Marco Lagoa (CNI) – 15 pontos
2 – Antonio Moreira / Ubiratan Matos (CNC/MB) – 17 pontos
3 – Alessandro Pascolato / Henry Boening (ICRJ) – 20 pontos
4 – Admar Neto / Ronald Seifer (ICRJ) – 24 pontos
5 – Carlos Dohnert / Gustavo Kunze (ICRJ) – 26 pontos
6 – Juan Sienra / Fernando Madureira (URU/ICRJ) – 26 pontos
7 – Lars Grael / Pedro Trouche (ICRJ) – 28 pontos
8 – Arcelio Moreira / Renato Moura (CNC) – 28 pontos
9 – Marcelo Fuchs / Arthur Lopes (YCSA) – 32 pontos
10 – Renato Cruz / Gilcimar Percilio (ICRJ) – 32 pontos
11 – Luis Mosquera / Roberto Freire (ICRJ) – 43 pontos
12 – Luiz Beckman / Menandro Barroso (ICRJ) – 44 pontos
13 – Luiz Junior / Flávio Gama (CNC) – 48 pontos
14 – Marco Szili / Marcelo Jordão (CCSP) – 54 pontos
15 – Alberto Guarischi / Pedro Tinoco (ICRJ) – 55 pontos
Lista dos últimos campeões
2022 – André Diomelli / Marco Lagoa
2021 – Lars Grael / Guilherme de Almeida
2020 – Lars Grael / Guilherme de Almeida
2019 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2018 – Torben Grael / Arthur Lopes
2017 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2016 – Torben Grael / Arthur Lopes
2015 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2014 – Torben Grael / Guilherme de Almeida
2013 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2012 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2011 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2010 – Robert Scheidt / Bruno Prada