Mais do que desenvolver habilidades no esporte, a Escolinha de Natação Formando Campeões se consolida como importante ferramenta de educação por meio da modalidade. Desde o início do projeto, as crianças atendidas mostram evolução no desempenho escolar, sempre acompanhado de perto pelos treinadores.
Para seguir na Escolinha de Natação, os alunos devem manter boas notas e frequentar o colégio regularmente. Os boletins são vistos todos os meses pelos treinadores, que procuram orientar as crianças sobre organização pessoal, estabelecimento de metas e dedicação aos estudos. O trabalho realizado já mostrou resultados.
“Muitos pais relataram que as crianças passaram a ter mais disciplina com os estudos, depois de entrar para a Escolinha de Natação”, conta o coordenador do projeto, Cacá Ferreira. “Não só o rendimento escolar melhorou, mas também o comportamento entre os alunos e deles com seus familiares e professores.”
Formando Campeões
O projeto é uma iniciativa de Juraci Moreira, um dos grandes nomes do triathlon no Brasil, com três olimpíadas no currículo – Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Atualmente gestor esportivo, Juraci trouxe para Itu a experiência e a metodologia de ensino calcada em sete anos de formação de crianças e adolescentes com o projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciado em Curitiba, Paraná, e replicado para Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A Escolinha de Natação Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Prefeitura da Estância Turística de Itu e da Apani Seme-Itu. A SulAmérica é a patrocinadora exclusiva.