Desde que se tornou a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, há pouco mais de um ano, Aretha Duarte tem escalado outras montanhas, agora na condição de ativista socioambiental e líder ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social, Governança). Entre suas ações em 2022, estão palestras voluntárias em escolas públicas na cidade de Campinas e região. Até o final deste ano, a montanhista prevê de impactar mais de 5 mil crianças e jovens.
“A ideia dessas palestras sociais nasceu antes mesmo de chegar ao cume do Everest. Quando eu ainda estava coletando material reciclável para ajudar a levantar o dinheiro necessário para o projeto, algumas de minhas antigas professoras e também professoras de escolas onde eu havia sido monitora entraram em contato. Elas estavam muito admiradas, até deslumbradas, com minha tentativa de realizar o sonho de escalar o Everest. Esses diálogos despertaram o interesse de falar nas escolas e compartilhar minha história”, conta Aretha, que está lançando sua biografia, “Da Sucata ao Everest”, neste mês de setembro.
Em suas palestras, Aretha utiliza sua própria experiência para mostrar que cada um traz a capacidade de ser protagonista de sua própria história, além da responsabilidade de ser um agente transformador da sociedade no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. “Tento inspirá-los a perceber que têm um poder gigante para grandes realizações. Quero mostrar que se eles identificarem, confiarem e acreditarem em si mesmos como agentes transformadores, teremos uma sociedade fantástica e exemplar no futuro”, afirma, Aretha, que completa. “Acredito que a minha história se conecta com a deles, pois vivemos a mesma realidade. Nos identificamos e espero que eles sintam que podem se sentir representados.”
PIB (Poder Interno Bruto) – “Por isso, vejo que eles entendem quando digo que ao eu reconhecer o meu poder interno bruto, o meu PIB, coloquei minha força em movimento para atingir meu objetivo e isso ajudou a engajar outras pessoas. Espero que eles entendam que a mudança que eu quero no mundo depende muito mais da mudança que acontece comigo, da mudança que eu vou realizar na minha vida e que é isso que impacta o ambiente ao redor. Temos que realmente entender que é nossa responsabilidade. O compromisso de alcançar algum tipo de realização deve ser pessoal”, explica a montanhista.
Como embaixadora da Veolia, ela também ministra palestras socioambientais em outros estados brasileiro, encaixando com a agenda de encontros corporativos. “Me emociono antes de iniciar cada palestra. É sempre desafio falar com eles, porque sei da minha responsabilidade. O que faço é colocar toda a minha verdade, meu carinho e meu amor em minha fala. Eu estou sempre com frio na barriga e a reação dos alunos durante e depois dos encontros tem sido muito bacana. Muitos se aproximam para conversar, tirar fotos, e saber mais sobre a minha experiência. Sinto que eles voltam para casa conscientes de que podem fazer algo a mais em suas vidas e pela vida das pessoas. Sinto que a sementinha foi plantada”, conta Aretha.
Além do feedback positivo, Aretha destaca a curiosidade aguçada das crianças. “Vivo uma troca muito rica com as crianças, que conseguem pensar fora da caixa em relação aos adultos. E aí surgem algumas perguntas interessantes e bem curiosas. Eles sempre querem saber como fica a questão de banheiro, da alimentação e do banho. Mas também mostram preocupação em saber como eu me senti na escalada, especialmente quando precisei conversar com o meu sherpa quando ele quis desistir justamente quando estávamos para fazer o ataque ao cume do Everest. Há, também perguntam o que a minha achou dessa escalada, quanto eu gastei, quanto eu ganho hoje, sobre a marca das minhas roupas. E, o mais bacana, querem saber como podem ajudar nos meus projetos sociais. Isso é muito especial”, conta.
Embaixadora – Aretha é parceira da Veolia, referência mundial em soluções de gestão de energia, água e resíduos para cidades e indústrias, na qual atua como embaixadora socioambiental. Entre várias atividades junto à empresa, ela tem sido a interlocutora junto às comunidades no entorno de aterros, para falar sobre a importância de darmos atenção e destinação correta aos resíduos.
Além de palestras sociais e para Veolia, Aretha já compartilhou sua história, experiência e objetivos norteados o conceito ESG em empresas globais como Ifood, Veolia, Moove, Monte Bravo, Cosan, YPO, Loft, Amazon, entre outras. Também é TED Speaker e ganhadora de prêmios, como o UOL Universa Mulheres Inspiradoras 2021 e Troféu Raça Negra 2021.
Sobre Aretha – Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador), entre outros.
Aretha conheceu a modalidade na faculdade, aos 20 anos, quando um professor da PUC de Campinas, quis apresentar esportes outdoor para os alunos do curso de educação física e os levou até a Grade6, operadora de montanhismo. Lá ela entendeu mais sobre como funciona o esporte e se apaixonou. “Fiquei pensando: ‘como nunca tinha ouvido falar neste tipo de esporte antes?'”, contou.
Entusiasmada, tentou se aproximar da empresa, fazendo cursos de escalada em rocha. Trabalhou de modo eventual em eventos corporativos, para em 2011 ser efetivada. A empresa faria a primeira expedição comercial ao Everest. Carlos Santalena e Rodrigo Raineri, na ocasião sócios e guias da Grade6, levariam os clientes para a montanha e convidaram Aretha para fazer parte do quadro de funcionários. “Daí em diante, comecei a praticar escalada, trekking e expedições. Em janeiro de 2012 fui pela primeira vez à alta montanha, no Aconcágua. Estive cinco vezes lá, quatro delas atingindo o cume de 6.962 metros. Desde então, ao menos uma vez por ano realizo expedições em altitude.”
Parceiros – Desde a Expedição Everest, Aretha Duarte já trabalhou com as seguintes marcas: Magalu, Veolia, Loft, Ifood, Sebrae, Decathlon, Amazon, ICXP, Ford, YPO, Fazenda Futuro, BrasilPrev, SulAmérica, Dell, Stilingue, Unimed, CONGREGARH 2020, Abbvie, Patagonia, Fleury, Puc Campinas, Grupo Boticário, Carrefour, Sympla, Moove, entre diversas outras empresas de porte expressivo.