O torneio feminino do Brasil Open 2022 de Polo Aquático começou neste sábado (3) no SESI Vila Leopoldina, em São Paulo (SP).
A tradicional competição nacional organizada pela pela PAB – Polo Aquático Brasil reúne seis times no masculino e três do feminino. O campeonato terá ao todo seis dias de partidas no mesmo local e as finais serão na quarta-feira, feriado de 7 de setembro.
Para abrir as partidas do feminino, Esporte Clube Pinheiros e ABDA de Bauru se enfrentaram em uma partida decidida por apenas um gol. Último campeão do Brasil Open, a equipe da capital paulista fez 8 a 7 nas meninas do interior.
O E.C. Pinheiros voltou para a piscina no fim do dia e conseguiu mais um resultado positivo, superando as donas da casa do SESI-SP. O jogo terminou 13 a 5 para as pinheiristas.
”Iniciamos com duas vitórias importantes para voltar a ter ritmo, o primeiro jogo não foi como a gente queria, mas na segunda partida mostramos porque a gente veio, domingo e segunda tem mais, espero chegar na final com o melhor time”, disse Tathiana Pregolini, goleira do E.C. Pinheiros.
No feminino a competição é realizada em grupo único e reúne Pinheiros, SESI-SP e ABDA de Bauru.
Resultados no masculino
Depois do empate contra o Fluminense na estreia do Brasil Open 2022, o time masculino do E. C. Pinheiros jogou contra a ABDA de Bauru neste sábado (3). A equipe, que conta com alguns estrangeiros, como o italiano Alessandro Velotto, medalhista olímpico de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e o norte-americano Stevenson Benjamin Dutch, o “Ben”, fez uma partida onde a qualidade técnica se sobressaiu. Resultado final 18 a 12 do ECP contra a ABDA.
No outro jogo do masculino, os representantes do SESI-SP jogaram contra o C.A Paulistano e levaram a melhor por 12 a 5. “Nossa equipe é bem nova, são apenas 5 atletas adultos, o resto subiu da base, a estreia nesse campeonato não foi do jeito que nós imaginamos. Iniciamos o jogo mal, os dois primeiros quartos foram abaixo do esperado, tivemos muita dificuldade de se encontrar no ataque, o Sesi foi muito bem, esse time é muito bem treinado”, contou Alejandro Diaz, atleta do C.A. Paulistano.
Neste domingo (4), o Clube Paineiras enfrenta o C. A. Paulistano às 15h30 e o Fluminense joga contra a ABDA de Bauru às 17h15, pelo masculino. No feminino, a ABDA pega o E.C. Pinheiros às 11h e depois o SESI-SP às 19h.
PAB Talks
Além das partidas, o Brasil Open terá o PAB Talks, entre os dias 2 e 7 de setembro, com palestras sobre diversas pautas que englobam o esporte dentro e fora das piscinas. Neste sábado (3), primeiro dia de painéis, o preparador físico do SESI-SP, Renan Rossin, falou sobre avaliação das capacidades físicas do polo aquático no auditório da Vila Leopoldina.
Todas as palestras do PAB Talks são voltadas para jogadores, técnicos e torcedores. A partir deste sábado a competição contou também com food trucks.
Além das palestras, os atletas, alunos do Sesi e fãs do polo aquático poderão participar da doação de sangue realizada com apoio da Beneficência Portuguesa.
A inscrição para coleta será feita através do Link para se inscrever.
Resultados dos jogos deste sábado (3/09)
Feminino
ECP 8 x 7 ABDA – https://youtu.be/aPjgciJOpa8
ECP 13 x 5 SESI SP – https://youtu.be/YSSwBenQQdk
Masculino
ECP 18 x 12 ABDA – https://youtu.be/Sc4Z5hvraIs
SESI-SP 12 x 5 CAP – https://youtu.be/BrHCur6EFlw
Sobre a PAB
A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.
A Liga Brasileira de Polo Aquático foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP), Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.
Foto: Caio Souza | On Board