O pioneirismo de Aretha Duarte e a forma como a montanhista venceu desafios econômicos e sociais para se tornar a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest são o tema central do livro Da Sucata ao Everest. A biografia da montanhista, ativista socioambiental e líder ESG já está à venda online e inicia turnê de lançamento nesta quinta-feira (15). O evento – primeiro de 15 encontros em diferentes cidades do Brasil – será na loja Decathlon do Morumbi, em São Paulo, entre 17h30 e 20h30.
Com 164 páginas, Da Sucata ao Everest – A saga de Aretha Duarte foi escrita pelos jornalistas Débora Rubin e Rodrigo Grilo, em colaboração direta com a montanhista. A obra parte do Jardim Capivari, bairro da periferia de Campinas onde Aretha cresceu, até o cume da montanha mais alta do planeta, em uma saga inspiradora feita de garra, coragem, persistência, sonho e superação. Do total de US$ 67 mil exigidos para a Expedição Everest, 1/3 veio de reciclagem. Outro detalhe é a galeria de fotos e QRCodes para áudios gravados por Aretha Duarte diretamente do Everest.
A entrada é grátis, mas a reserva pode ser feita pelo link https://www.sympla.com.br/evento/turne-de-lancamento-do-livro-da-sucata-ao-everest-a-saga-de-aretha-duarte-na-decathlon-morumbi/1703535. O livro é vendido a R$ 60,00 e pode ser adquirido pelo site da editora Dialogar (https://www.dialogar.net.br/product-page/da-sucata-ao-everest).
Desde o retorno ao Brasil, após o feito inédito, Aretha, que é formada em educação física e trabalha como guia na Grade6, usou seu exemplo e sua voz para assumir novos papéis, especialmente como ativista socioambiental, representante da nova liderança ESG, e como palestrante. Em pouco mais de um ano, Aretha fez 49 palestras e falou para um público total de 30.588 pessoas. Parte desses encontros foram as chamadas palestras sociais, nas quais ela visita escolas para falar sobre superação, que ela classifica como PIB (Poder Interno Bruto), e a necessidade de saber “sonhar grande” e lutar para fazer acontecer.
Além da capital paulista, as lojas de Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Maringá, Ribeirão Preto, Rio De Janeiro – Barra, Vila Velha (ES), São José do Rio Preto, Salvador, Recife, Campinas e São José dos Campos também irão abrir as portas para Aretha. Nos encontros, a montanhista irá contar um pouco de sua jornada e da criação de sua biografia, além de ler trechos emocionantes do livro distribuir autógrafos e posar para fotos, além, claro, do mais importante: fomentar a conscientização sobre práticas mais sustentáveis no esporte e na vida.
“A mudança que eu espero do mundo precisa começar por mim. Foi com esse pensamento e foco que escalei o Monte Everest, entendendo que seria uma grande oportunidade para gerar conquistas coletivas e sustentáveis. Eu conto, no meu livro biográfico, como tudo isso se deu e, através da turnê literária, espero inspirar mais Arethinhas a ativarem seu Poder Interno Bruto e garantirem a realização dos seus sonhos,” afirma Aretha que, além de jovens, também é referência para outras mulheres que, assim como ela, sonham com novos projetos capazes de mudar suas vidas e seu entorno para melhor.
Parceiros – Desde a Expedição Everest, Aretha Duarte já trabalhou com as seguintes marcas: Magalu, Veolia, Loft, Ifood, Sebrae, Decathlon, Amazon, ICXP, Ford, YPO, Fazenda Futuro, BrasilPrev, SulAmérica, Dell, Stilingue, Unimed, CONGREGARH 2020, Abbvie, Patagonia, Fleury, Puc Campinas, Grupo Boticário, Carrefour, Sympla, Moove, entre diversas outras empresas de porte expressivo.