Foi uma competição mais do que especial. Em casa, com uma torcida entusiasmada, grandes resultados e tudo isso exatamente um ano após a cirurgia no joelho direito. A pernambucana Etiene Medeiros encerrou a edição 2022 do Troféu José Finkel, em Recife (PE), comemorando o retorno às disputas com a conquista de cinco medalhas: três de ouro individuais – nos 50m costas, 50m borboleta e 50m livre – e duas de prata com a equipe do Sesi nos revezamentos – 4x100m livre e 4x100m medley. Nos 50m livre, bateu o recorde brasileiro. E ainda terminou o torneio como melhor índice técnico, melhor performance da competição feminina.
O local em si do Troféu José Finkel já foi motivo de emoção, o Complexo Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem. Mais do que competir em seu estado, em sua cidade, em um torneio com os melhores nomes da natação do Brasil, Etiene nadou na mesma piscina em que realiza as atividades do Instituto Etiene Medeiros (IEM), fundado por ela e que tem o propósito de transformar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade com atividades educacionais e esportivas acessíveis a todos.
Na arquibancada, vibrando muito, as crianças e jovens do IEM acompanharam de perto o Troféu José Finkel, assim como familiares e amigos de Etiene. Entre a terça-feira (13) e o sábado (17), dias da disputa, teve a oportunidade de reencontrar antigos técnicos, desde quando tinha 10 anos, amigos de infância, momentos que marcaram esse retorno em casa. Como o abraço no técnico Fernando Vanzella, que a acompanha há 10 anos, e no nadador capixaba João Gomes Jr.. Uma grande festa, que ficou ainda mais especial com os resultados da nadadora.
“Foram dias muito emocionantes. Arquibancada cheia, torcida empolgada, emoção dentro e fora da piscina. Nunca imaginei que disputaria uma competição dessa dimensão na nossa casa, onde vivemos o dia a dia do Instituto. E muito feliz com os resultados, com o recorde. Há um ano estava sendo operada e agora pude viver tudo isso”, afirmou Etiene, que não segurou as lágrimas após as provas.
Etiene estará nesta quinta-feira (22) no Festival do IEM – Nesta quinta-feira (22), Etiene volta ao Santos Dumont. No mesmo local do Troféu José Finkel, será realizada a primeira edição do Festival IEM, organizado pelo Instituto Etiene Medeiros, reunindo cerca de 280 alunos do Instituto, do Centro Esportivo Santos Dumont e do Compaz Ariano Suassuna. A partir das 14h, o evento contará com a participação de estrelas da natação brasileira, terá workshop com Fábio Silva, preparador físico de Etiene e provas de 25m nado livre, com premiação por participação.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Sobre o IEM – O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.