A equipe santista de vela oceânica Inaê Amstel Ultra disputa neste final de semana, sábado (8) e domingo (9), as primeiras regatas da terceira etapa da Copa Mitsubishi. Na competição, o barco do time terá estampado em sua lateral, ao lado dos logos da patrocinadora Amstel Ultra, o símbolo do Outubro Rosa – mês de combate ao câncer de mama.
Diante de uma nova realidade na vela, em que as mulheres estão cada vez mais incluídas na prática da modalidade, a equipe decidiu dar maior visibilidade ao tema como forma de conscientização de sua importância.
A ação também acontecerá no final de semana seguinte, nos dias 15 e 16 de outubro, durante a disputa das últimas regatas da terceira etapa da Copa Mitsubishi, competição disputada em quatro etapas ao longo do ano. As regatas ocorrem em dois finais de semana a cada trimestre. A última e decisiva etapa está marcada para os dias 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.
“A nossa equipe está engajada na campanha do Outubro Rosa pela relevância que ela tem na saúde feminina. A vela é um esporte masculinizado em sua raiz e precisamos mudar isso. Hoje em dia, existem mulheres em equipes de regatas, por isso nós queremos chamar a atenção do público para a importância do tratamento ao câncer de mama, incentivando a procura por exames como mamografia e para a saúde preventiva da mulher”, afirma Bayard Neto, comandante da equipe Inaê Amstel Ultra.
A terceira etapa disputada neste final de semana da Copa Mitsubishi também será válida como a terceira etapa do Campeonato Paulista, em que o veleiro Inaê ocupa a terceira posição na classificação geral após as duas primeiras etapas.
Além dos títulos em disputa, Bayard vê no evento a oportunidade da tripulação evoluir ainda mais para a reta final da temporada, que tem no calendário a Regata Santos-Rio e o Circuito Rio, em novembro.
“A Copa Mitsubishi é um evento que a gente dá bastante significado e importância. Nesta terceira etapa, é muito importante para que a gente retome a evolução que já vinha tendo com a embarcação. Aprendemos bastante ao longo do ano e vamos começar a despontar agora, depois de muito estudo e treino”, finaliza o comandante.