Uma maratona de 45 a 75km de bike pelas trilhas e montanhas da região de Lagoa da Prata encerrou o Sense Extreme Days, neste domingo (16). O Desafio Sense de XCM reuniu mais de 1.200 ciclistas de todo o Brasil e consagrou os campeões mineiros de XCM, modalidade de mountain bike mais praticada no país.
Com largada às 9h30 da manhã, a maratona foi dividida em dois percursos. O mais curto, de 45km, para os atletas amadores. O completo, de 75km, reuniu a elite da modalidade na cidade mineira. O trajeto contou com uma boa variedade de solos, entre asfalto, terra e trilhas mais fechadas, e muitas subidas. Mas o maior desafio foi o calor, que chegou a 31 graus.
Os primeiros a chegar foram os amadores da categoria eBike, no percurso reduzido, com pouco menos de duas horas de prova. Na sequência, Luiz Henrique Cocuzzi e Lucas Kaufman, primeiro e segundo colocados na elite do Short Track no sábado (15), levantaram o público com uma disputa acirrada até os metros finais. A vitória ficou com Lucas Kaufman, no sprint final.
“Vim para a competição de última hora, foi tudo um pouco surpresa. Disputei ontem o Short Track e fiquei em segundo lugar. Foi um ótimo aquecimento para hoje. Sabia que seria uma prova com muito calor, mas não conhecia bem o percurso. Senti o ritmo no início da prova, mas logo o corpo aqueceu e forcei um pouco para diminuir a distância para o pelotão principal”, contou Lucas Kaufman, atleta Sense.
“O momento definitivo foi no trecho de trilhas, quando Cocuzzi e eu conseguimos abrir uma boa vantagem para os demais. Eu estava confiante, leve, curti a prova. No final consegui o sprint, e foi um dia perfeito com essa vitória.”
Após três horas de prova, Letícia Cândido cruzou a linha de chegada e ficou com o título de campeã mineira de XCM. “Foi uma prova muito top, bem disputada. O circuito tinha bastante variedade, com estradão, trilhas, várias subidas. Foi muito divertido. E a organização da prova foi sensacional, nos deu muitos apoios durante o caminho, com Gatorade, Coca-Cola e água. É pra fechar o evento com chave de ouro”, vibrou Letícia, vice-campeã feminina do Short Track, no sábado (15).
Um público estimado em 10 mil pessoas lotou a arena montada na Praia Municipal, repetindo o sucesso do dia anterior. A terceira edição do Sense Extreme Days teve seis provas em três dias, entre corrida de rua, passeios de bike, provas de de estrada, cross country e MTB. Lounges para relaxar, praça de alimentação, experiências com bikes da Sense e animação com DJ incrementaram o evento.
“O Sense Extreme Days superou nossas expectativas. Tivemos um público de 10 mil pessoas no sábado, talvez o mesmo número hoje. A Night Run, ontem, foi um charme à parte, com 700 competidores. E hoje encerramos com o Campeonato Mineiro de XCM”, avaliou o organizador Felipe Avelar.
“Nosso grande desafio era fazer os seis eventos de maneira uniforme, bem organizada. Essa variedade de eventos atrai mais gente, atinge mais pessoas, dá mais visibilidade e alcance para todos os envolvidos.”
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física e especialista em treinamento esportivo, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.