Outubro Rosa também é assunto para criança. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Campinas, o tema faz parte das atividades do mês. Com o trabalho de educação, o projeto espera que as meninas cresçam conhecendo os riscos do câncer de mama e a importância do autocuidado para o diagnóstico rápido e a cura. Além disso, os alunos devem levar o assunto para dentro de casa, ajudando a conscientizar suas mães, avós, tias, irmãs etc. sobre como evitar a doença.
Como parte das atividades, os professores fizeram uma roda de conversa com os alunos, explicando o que é o câncer de mama, quais são os fatores de risco e as formas de prevenir a doença. Depois, as crianças ganharam lição de casa: fazer uma pesquisa e levar para o treino uma redação sobre o assunto.
“O câncer de mama é uma doença fácil de ser diagnosticada, com o autoexame, e mesmo assim ainda mata muito. Isso mostra o quanto é importante conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se cuidar. E todos os alunos têm uma mãe, uma avó, uma mulher na família”, destaca o professor Maurício Ramos, do núcleo Campinas da Escolinha de Triathlon.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da APANI e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, DHL, Stoller e Matera.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões