Eles já estão entre os destaques da nova geração do Triathlon no Brasil, e acumulam medalhas em competições nacionais e internacionais. Agora em outubro, os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões visitaram alguns dos núcleos do projeto social onde se desenvolveram, para conhecer e passar um tempo com os triatletas mirins. A ação integra a programação do mês das crianças.
Os atletas Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro e João Vítor Mazorca estiveram nos núcleos do Cajuru e Boqueirão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Curitiba, na semana passada. Durante os encontros, eles lembraram o início de sua trajetória no projeto e falaram sobre a experiência como atletas profissionais. Também participaram de alguns exercícios e brincadeiras e, no final, presentearam a garotada com doces, em comemoração ao mês das crianças.
“Essa é uma ação que também faz parte da rotina dos atletas da Seleção Escolinha de Triathlon. Poder doar um pouquinho do seu dia para as crianças é importante para que elas possam se espelhar, ter os mais velhos como exemplos, e ficar ainda mais empolgadas em praticar o esporte”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.
Neste final de semana (29 e 30), a Seleção Escolinha de Triathlon enfrentará mais um desafio internacional. O Campeonato Panamericano de Triathlon, em Montevidéu, Uruguai, é considerada a competição mais importante do calendário para os americanos, já que definirá os melhores atletas e as melhores equipes do continente em 2022. Gabrielle Lemes está na disputa na categoria Sub23, enquanto Amanda Moro, Vinícius Sant’Ana e João Vítor Mazorca representam o Brasil na categoria Júnior.
Alguns atletas do grupo de pré-alto rendimento, que prepara os alunos com maior potencial para integrar a Seleção Escolinha, também disputarão o Panamericano. Angelina Carvalho, João Vicente Franco e Ana Carolina Licheski foram convocados para defender o Brasil na categoria Youth.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os seis alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Gabriel Lechetta, Vinícius Avis Sant’Ana e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.
O projeto tem execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Electrolux.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões