A dupla brasileira Rodrigo Duarte e Ana Barbachan se recuperou nesta quarta-feira (26) na disputa do Campeonato Mundial de 470. Os gaúchos estão na chave principal no Sdot Yam Sailing Club, na costa do Mediterrâneo, em Israel. Após as duas regatas do dia, a dupla mista subiu do 21º lugar para o 16º. Ao todo, 30 barcos mantêm chance de medalha correndo na flotilha ouro.
Rodrigo Duarte e Ana Barbachan somam 55 pontos após seis regatas e apenas um descarte. A liderança segue com os alemães Luise Wanser e Phillip Autenrieth, com 21 pontos perdidos. Na sequência aparecem os franceses Camille Le Cointre e Jeremie Mion e os espanhóis Jordi Hernandez e Nora Cabot.
O Brasil está representado por quatro duplas mistas no tradicional evento da classe, que a partir de Paris 2024 passa a ser tripulada por um homem e uma mulher.
Os cariocas Henrique Haddad e Isabel Swan por pouco não entraram na flotilha ouro. Nas regatas desta quarta-feira (26) na prata, os dois lideram. No geral estão em 31º. Os gaúchos Fernanda Oliveira e Rodolfo Streibel aparecem em 39º e os baianos Juliana Duque e Rafael Martins em 41º.
A competição, que conta com 60 barcos de 20 países, terá sequência nesta quinta-feira (27). As regatas vão até o próximo sábado (29).
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.