Uma nova geração de talentos brasileiros do esporte está vindo aí. Integrantes do grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Angelina Carvalho e Ana Carolina Licheski fizeram uma dobradinha no pódio do Campeonato Panamericano de Triathlon, neste domingo (30), com medalhas de prata e bronze na categoria Youth. A competição disputada em Montevidéu, Uruguai, definiu os melhores atletas e equipes do continente americano em 2022.
A categoria Youth é considerada a porta de entrada para os triatletas em busca de um lugar na elite do esporte. E o grupo de pré-alto rendimento da Escolinha de Triathlon, com integrantes numa fase intermediária de desenvolvimento, mostrou o resultado de um sólido trabalho de renovação da base da modalidade. Além das meninas, João Vítor Vicente de Souza se destacou com o sexto lugar. A prova foi foi disputada na distância super sprint, com 375m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida.
“Ficamos muito felizes pela participação e a vontade de todos os atletas. Essa competição era um dos objetivos do ano. As meninas fizeram bonito na categoria Youth, o João Vítor também”, comemorou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Também quero destacar o sétimo lugar do Vinícius, da nossa equipe de alto rendimento, na categoria Júnior. Foi um excelente resultado numa categoria muito concorrida.”
Elite do triathlon das Américas
A disputa do Panamericano de Triathlon foi aberta no sábado (29) para os principais nomes da modalidade nas Américas. O Brasil mostrou superioridade entre as mulheres na elite, com Luisa Baptista e Vittoria Lopes dominando o pódio em primeiro e segundo lugar. Na categoria Sub-23, Antônio Bravo ficou com a prata. Atleta da Seleção Escolinha de Triathlon, Vinícius Sant’Ana garantiu a sétima posição. O time brasileiro ainda venceria a prova de revezamento misto.
Resultados do Panamericano de Triathlon
Júnior masculino
1. Mathis Beaulieu (CAN) – 55min45
2. Braxton Legg (EUA) – 56min21
3. Yael Melendez (MEX) – 56min31
7. Vinícius Sant’Ana (BRA | Seleção Escolinha) – 57min16
21. João Vítor Mazorca (BRA | Seleção Escolinha) – 58min55
Júnior Feminino
1. Noemie Beaulieu (CAN) – 1h06min31
2. Faith Dasso (EUA) – 1h06min56
3. Maria Faraudo (MEX) – 1h07min07
13. Amanda Moro (BRA | Seleção Escolinha) – 01h10min21
Youth masculino
1. Bautista Arbizu (ARG) – 30min35
2. Andy Peralta (EQU) – 31min03
3. Igor Meira (BRA) – 31min44
6. João Vítor Vicente de Souza (BRA | Pré-AR Escolinha) – 33min32
Youth feminino
1. Maria Clara Cunha (BRA) – 35min38
2. Angelina Carvalho (BRA | Pré-AR Escolinha) – 40min29
3. Ana Carolina Licheski (BRA | Pré-AR Escolinha) – 41min26
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende 60 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Astra, Rede Condor, Thales, Enaex Brasil, Veneza e Golfleet.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões