Desafio e disputa em busca da vitória, dos melhores resultados, com direito a um belo visual, ao longo da Marginal Pinheiros e no Parque do Povo. As bikes foram atração na manhã deste domingo (6), em São Paulo (SP). Por algumas horas, deixaram a ciclovia do Rio Pinheiros para invadir a pista expressa da Marginal, totalmente fechada para a segunda edição da Storm Riders. A prova, a única de ciclismo em espaço aberto dentro da capital paulista, reuniu 704 participantes, divididos em diferentes categorias, com largada e chegada em frente ao Parque do Povo, local em que foi realizada a premiação.
Na categoria Elite, a vitória no masculino foi do argentino Francisco Ramon Chamorro, da Equipe UniFunvic Pindamonhangaba. No feminino, uma bicampeã: Gisele Gasparotto, da Equipe LuluFive, que venceu, também, a primeira edição no início deste ano. Tanto entre os homens, como nas mulheres, o que se viu foram disputas acirradas e um ritmo forte ao longo da prova.
Atletas de elite e amadores apaixonados pelo ciclismo puderam pedalar em uma das mais importantes vias da cidade, com direito a passar pela Ponte Estaiada, em uma manhã de sol e vento frio em São Paulo. Em um percurso de 20 km, a categoria Elite foi disputada em quatro voltas, com um total de 80 km. Os competidores largaram em frente ao Parque do Povo e seguiram em direção a Santo Amaro, retornando para o mesmo local.
No sprint final, Chamorro confirmou o favoritismo para vencer a Elite, em uma chegada emocionante, após 1h54min49seg150. Em segundo ficou Raphael Mancini (1h54min48seg412), seguido de Aron Ferraz (1h54min49seg859), que vinha liderando até então. Completaram o pódio, Marcio Bigai – campeão do ano passado (1h54min49seg954) e Patrique Azevedo (1h54min50seg574). No feminino, junto com a campeã Gisele, que fez o tempo de 2h16min45seg931, subiu ao pódio, na segunda colocação da Elite, Camila Aliperti, sua companheira de equipe, que terminou a Storm Riders em 2h18min24seg542.
“Quero dar os parabéns pelo evento. Fechar a Marginal para que possamos competir torna a Storm Riders uma prova muito legal. Nós que estamos acostumados à rotina de treinar na ciclovia e, nesta corrida, podemos ter essa oportunidade, passando por locais como a Ponte Estaiada, com um lindo visual. Procurei seguir minha estratégia, consegui controlar a corrida e vencer. Amo muito o ciclismo e momentos como estes são especiais”, afirmou o campeão Chamorro.
Gisele e Bigai são Rainha e Rei da Marginal – Bigai não conquistou o bicampeonato nesta edição, mas também fez a festa no Parque do Povo. Com a volta mais rápida da prova nos 80km, em 28min15seg277, comemorou um troféu especial: o de Rei da Marginal, o KOM – King of Marginal. Já Gisele, além de bicampeã, ficou também com a volta mais rápida, com 33min49seg708, para levar pela primeira vez o título de Rainha da Marginal.
“Na primeira edição, a largada foi misturada. E, nesta, separada entre homens e mulheres, o que permitiu um melhor trabalho em equipe e mostrar toda a força do ciclismo feminino. Na chegada, a Camila embalou, fizemos toda uma estratégia, e pude dar o sprint para vencer. Eu recomendo muito esta prova. É especial. E, desta vez, pude comemorar também como Rainha da Marginal”, destacou a bicampeã Gisele.
Bigai fez questão de comentar o nível da prova. “Esta edição foi mais forte, acho que com uma média de 4 minutos a menos no tempo. E fiquei feliz com o resultado e surpreso com o Rei da Marginal. Não esperava ganhar a volta mais rápida, mas foi muito bom”, garantiu.
Prova terminada, Matheus Falconi, diretor da Sagaz Esportes, organizadora da Storm Riders, que participou da corrida nos 80 km, fez um balanço muito positivo. “Um evento muito bom, mais uma vez com esse diferencial de fechar a Marginal para o ciclismo e com um número de atletas que superou em cerca de 40% a edição anterior”, observou.
Resultados no site e no instagram – Os cinco primeiros colocados na categoria de 80 km receberam troféu, assim como os três primeiros da categoria de 40 km. E, além da elite, todos os resultados da competição deste domingo em São Paulo, nas diversas categorias dos 80 e 40 km, podem ser acessados no site oficial – www.stormriders.com.br – e, também, no instagram do evento. Basta clicar em Resultados para ser levado para o site da Chronomax.
A Storm Riders teve patrocínio da USAHEMP Brasil, da PINK CHEEKS e da Shimano, com organização da Sagaz Esportes, apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e supervisão técnica da Federação Paulista de Ciclismo.