Os triatletas mirins em disputa no Brasileiro de Triathlon Infantil terão o apoio de anjos da guarda especializados, no dia 20. Os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões ajudarão a monitorar as crianças durante a etapa de natação, nas águas da Praia Mansa de Caiobá, no litoral paranaense. E, para garantir a máxima segurança aos pequenos, passaram por um curso de capacitação em salvamento aquático e primeiros socorros.
É a segunda vez que os atletas do grupo de alto rendimento “mudam de lado”, trocando a emoção das disputas nacionais e internacionais pelo apoio aos competidores. Em 2021, eles ganharam destaque ao cuidar dos pequenos na entrada e saída do mar. Neste ano, com o curso de capacitação, eles ganham mais conhecimento técnico para garantir a segurança dos triatletinhas. Na programação, temas como tipos de afogamento, métodos de abordagem e retirada do afogado da água, primeiros socorros e RCP, a ressucitação cardiopulmonar.
“Queremos que eles tenham plena capacidade de resolver os problemas que possam aparecer durante a prova, e que possam fazer um trabalho preventivo com as crianças, na água”, destaca o coordenador técnico do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.
Além dos seis atletas da Seleção, toda a equipe de professores da Escolinha de Triathlon Formando Campeões passou pelo treinamento. O objetivo é reforçar a segurança dos alunos durante as aulas na piscina, no dia a dia. O curso foi ministrado por Carlos Ernesto Borges de Macedo, um dos treinadores do projeto, com especialização na área, e Thalyta Christine Schlottag de Macedo.
O Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil será disputado no dia 20, em Caiobá, no litoral paranaense. A competição deve reunir mais de 400 crianças de todo o Brasil. Grande vitrine para o futuro do esporte no Brasil, é também o principal objetivo do ano para a Escolinha de Triathlon, que terá alunos de 12 dos 18 núcleos na disputa, vindos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os seis alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Gabriel Lechetta, Vinícius Avis Sant’Ana e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.
O projeto tem execução da Federação Paranaense, apoio da Prefeitura de Curitiba e da Componente. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Electrolux.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões