Com 59 velejadores mirins, a Taça da Amizade teve cinco regatas no total, no último sábado (12), em frente ao YCSA – Yacht Club Santo Amaro, na Represa Guarapiranga.
Com uma raia próxima à do Paulista de Snipe, as crianças do OP encararam 12 nós, vento considerado forte para a classe.
A raia foi dividida em três categorias de OP: veteranos, aprendizes e estreantes. Com o intuito de ensinar os mais novos da classe, a Comissão de Regatas (CR) organizou a flotilha com as primeiras largadas feitas pelos veteranos.
O velejadores experientes realizaram três largadas, enquanto os mais novos fizeram duas.
Na categoria veteranos, Lucas Leal (ICSC) terminou na primeira colocação, acompanhado de Théo Sartor (YCSA). Já a dos aprendizes teve Luiz Henrique (YCSA) e Ziva Camargo nas duas primeiras colocações, respectivamente. Por fim, os estreantes foram liderados por Pedro Siqueira e Manuel Carvalho.
“Foi muito legal. Consegui velejar com vento forte e fiz o percurso certo. Espero continuar velejando bem hoje e chegar com os primeiros novamente”, disse Théo Sartor.
Nesta fase da carreira, os atletas são acompanhados por técnicos que os orientam durante o percurso. Eles tiveram a presença ilustre de Alex Kuhl, primeiro brasileiro campeão de Optimist, em 2021, no Lago di Garda, Itália.
“O dia foi ótimo para os atletas. Eles foram bem e não se afobaram com o vento forte. Alguns estreantes precisam de orientações durante o percurso, mas o restante tive um bom desempenho”, explicou Alex Kuhl.
Neste domingo (13), as regatas continuam, com expectativa de vento fraco. A Taça da Amizade é um preparatório para o Campeonato Brasileiro de OP, que será realizado em Brasília, neste mês.