A Fórmula E revelou nesta segunda-feira (28) em Londres, no Reino Unido, uma nova identidade visual antes do início da 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, com o intuito de celebrar o carro Gen3. A categoria contará com novas corridas em cidades icônicas do mundo, novas equipes e novos formatos esportivos.
O Gen3 – o monoposto elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído – fará sua estreia competitiva na primeira etapa do Mundial na Cidade do México, em 14 de janeiro, após os testes de pré-temporada no próximo mês em Valência.
O campeonato continuará com três novas cidades sediando corridas de Fórmula E pela primeira vez: Hyderabad, Índia (Rodada 4, 11 de fevereiro); Cidade do Cabo, África do Sul (Rodada 5, 25 de fevereiro) e São Paulo, Brasil (Rodada 6, 25 de março).
McLaren e Maserati são novidades no grid da Fórmula E na próxima temporada. Ambas se juntarão a algumas das maiores marcas do automobilismo, incluindo Jaguar, Porsche e Nissan, entre as 11 equipes e 22 pilotos competindo por títulos mundiais.
As atualizações do regulamento esportivo incluem o retorno da duração de corridas por quantidade de voltas; pilotos novatos ocupando um lugar nas equipes nas sessões de Treino Livre 1; e um plano para introduzir um aumento de ‘carga de ataque’ de 30 segundos e 4kWh em corridas selecionadas, possibilitado pelo desenvolvimento da bateria EV mais avançada do mundo atualmente.
Para coincidir com o início da era Gen3, a Fórmula E reinventou a identidade visual e sonora da marca do ABB FIA Formula E World Championship.
Novo visual:
A nova identidade é inspirada no torque instantâneo da aceleração elétrica. O sistema também reflete o papel do esporte como catalisador; ajudando os fabricantes a acelerar o desenvolvimento das tecnologias de veículos elétricos, o ritmo com que novos fãs estão entrando no esporte, a velocidade sem precedentes com que o esporte alcançou o status de Campeonato Mundial da FIA e, de forma mais ampla, a visão do Mundial de acelerar o progresso humano sustentável.
No coração do novo sistema está o Torque Loop, que representa a emoção e a energia no centro da marca e do esporte. Esse loop autossustentável é a fonte do novo logotipo, da tipografia e os novos princípios de animação da marca.
A Fórmula E manteve uma associação central com o azul como símbolo de eletricidade, mas expandiu sua paleta para incluir um sistema de cores mais extenso, permitindo que o campeonato enfatizasse sua oferta única em três modalidades: automobilismo de classe mundial (Corrida); tecnologia de ponta e credenciais de sustentabilidade (Razão); e impacto positivo na comunidade global (Cultura).
A reformulação da marca será lançada nos próximos dias, semanas e meses, começando com a propriedade digital da Fórmula E. No novo ano, novas funcionalidades da web e do aplicativo estarão online para aprimorar a experiência dos fãs. Quando a 9ª temporada for lançada na Cidade do México, a nova identidade será trazida à vida em centenas de pontos de contato, desde a pista até o marketing e a transmissão.
Novo tema da Fórmula E:
O som tem sido uma das qualidades mais distintas e disruptivas da Fórmula E desde a primeira corrida em 2014. Para a 9ª temporada, uma identidade sonora totalmente nova foi desenvolvida para uso em canais de transmissão, digitais e de marketing, com o novo som da Era Gen3 em sua essência.
Gravações de teste dos carros de corrida foram capturadas para formar a base da identidade sonora, com as gravações remixadas em um conjunto de recursos sonoros. A nova música da abertura da transmissão e uma partitura completa da transmissão foram gravadas no Abbey Road Studios com uma orquestra de 55 instrumentos.
Diretor de marketing da Fórmula E, Henry Chilcott, da Fórmula E, disse:
“Essa nova identidade faz parte de nossa missão contínua de construir uma nova categoria de esporte de primeira linha. É um sistema projetado para inspirar e entusiasmar fãs em todo o mundo, além de criar uma plataforma mais forte e extensível para nossos parceiros, equipes, fabricantes e emissoras”.
Créditos da nova identidade:
Diretor de Design: Tom Myers
Diretor de Marketing: Henry Chilcott
Diretor de operações da marca: Jordan Oates
Gerente Sênior de Operações de Marca: Jazz Bertocchi
Conceito e design gráfico: Formula E Design Studio
Composição Musical: Tom Player (Lost Track Productions)
Produção Musical: Abbey Road Studios
Composição de Som: Lost Track Productions & Machine Sound
Parceiro de transmissão: Aurora Media
Parceiro de Broadcast Graphics: Interestadual