De 13 a 18 deste mês, em Melbourne, na Austrália, será realizado o Mundial de Piscina Curta, reunindo os melhores nadadores do mundo. João Gomes Jr. estará lá, na prova dos 50m peito. A viagem do capixaba para disputar o campeonato já tem data marcada: nesta segunda-feira (5), com os demais integrantes da seleção brasileira. João segue para o Mundial após torneios preparatórios e treinos, visando chegar na melhor forma à competição.
Desde que retornou da Copa do Mundo, nadando duas etapas, entre o final de outubro e o início de novembro, João realizou a última etapa da preparação em São Paulo, com treinos específicos, totalmente voltados para o Mundial, para os 50m peito, na busca por mais uma medalha – foi bronze no ano passado em Abu Dhabi.
“Agora, após esse período de treinamento aqui no Brasil, acertando detalhes, buscando a melhor forma física e técnica, é seguir para a Austrália, confiante em um bom resultado”, afirma João.
O capixaba conquistou o índice no mês de setembro, no Troféu José Finkel, em Recife (PE), única seletiva brasileira para a disputa em Melbourne, marcando o melhor tempo do mundo para a prova em 2022: 25s86. No final de 2021, encerrando a temporada, ganhou a medalha de bronze no Mundial de Piscina Curta de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Desde 2011, João, 36 anos – atleta do Esporte Clube Pinheiros e que conta também com o apoio de Bolsa Atleta, DUX Nutrition e Maxrecovery -, está entre os dez nadadores mais velozes do mundo dos 50 m peito. Nos 100 m peito, é o atual campeão pan-americano.
Sobre João Gomes Jr. – Dono de três medalhas individuais em Campeonatos Mundiais, prata na Hungria, em Budapeste (2017), bronze na Coréia do Sul, em Gwangju (2019), e bronze nos Emirados Árabes, em Abu Dhabi (2021), todas nos 50 m peito, João Gomes Jr. foi o quinto colocado nos 100 metros peito nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O nadador acumula também títulos de destaque como o ouro nos 100m peito, em Lima/2019, e ouro nos 50m peito nos Jogos Mundiais Militares de 2019, em Wuhan, na China.