Um dos maiores nomes do voleibol e do esporte nacional, a carioca Isabel Salgado ganhará nome de escolas no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O grosso da estrutura continuará voltado ao esporte. Mas, um dos locais, a Arena Carioca 3, se transformará em vários colégios. Juntos, se chamarão Ginásio Experimental Olímpico Isabel Salgado.
O complexo de colégios começará a receber alunos a partir de 2024. São esperados cerca de 900 jovens do 1º ao 9º ano. A transformação da arena 3 em escolas já estava prevista no Plano de Legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O projeto foi interrompido, e o prefeito Eduardo Paes valorizou a homenagem à Isabel, na última segunda-feira (05).
“Estamos homenageando uma grande atleta que foi a Isabel. É uma honra poder dar o nome desse ginásio a uma pessoa que queremos que inspire a garotada. Essas arenas não foram construídas para serem elefantes brancos, mas sim para a população usar depois. Estamos mostrando que tudo que foi planejado como Legado Olímpico vai ser entregue. Desde o início, o nosso lema sempre foi: a cidade deve se servir dos Jogos e não o contrário”, disse Paes.
Isabel Salgado faleceu no final de novembro, com problemas respiratórios, e tinha 62 anos. Ela começou a carreira no Flamengo e depois representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984. A Seleção não ganhou medalhas, mas o desempenho inspirou milhares de jovens. Depois, Salgado foi uma das pioneiras do vôlei de praia. Isabel ainda fez história sendo a primeira brasileira a jogar na Europa.
A arena 3 do Parque Olímpico abrigou competições de judô, taekwondo e esgrima. Agora, o GEO Isabel Salgado terá 24 salas de aula, e as obras estão estimadas em R$ 26,6 milhões. As reformas começaram nesta terça-feira (06).