Os velejadores brasileiros conquistaram bons resultados no Campeonato Sul-Americano de Star 2022, realizado no Yacht Club Argentino, em Buenos Aires, Argentina. Foram sete atletas do país no Top 10 da competição continental organizada no Rio da Plata.
Após as regatas de encerramento, o pódio ficou com os argentinos Leandro Altolaguirre e Lucas Altolaguirre com a medalha de ouro e os brasileiros Juninho de Jesus e Pedro Trouche com a prata. O bronze ficou com a dupla formada pelo argentino Fabián Mac Gowan e o brasileiro Mauricio Bueno Master.
Os outros nomes no Top 10 do Campeonato Sul-Americano de Star foram Marcelo Fuchs e Arthur Lopes em quarto e Admar Gonzaga e Ronald Seifert em décimo. O Brasil levou ao Yacht Club Argentino oito atletas. O campeão mundial Samuel Gonçalves ficou na 11ª posição na proa do holandês Haico de Boer.
”Conseguimos ganhar mais entrosamento na metade do campeonato, mas foi insuficiente para alcançar os irmãos argentinos. Foi um resultado satisfatório para a nossa dupla. Agora é seguir trabalhando nos dois anos juntos pensando em campeonatos nacionais e sul-americanos para depois disputar o Mundial com chances. Fico feliz pelo meu desempenho na temporada 2023 na classe Star”, disse Pedro Trouche, que teve o melhor resultado brasileiro no Mundial deste ano, que ocorreu nos Estados Unidos.
O evento contou com 25 duplas de países como Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Holanda, Itália e Suíça. Foram realizadas ao todo sete regatas.