Com a presença massiva de atletas e público em três dias de evento, o Força & Movimento levou muito esporte, saúde e diversão à cidade de Cotia, na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. Entre sexta-feira (16) e domingo (18), o Parque Teresa Maia, recebeu cerca de 400 competidores para as modalidades Strongman, Calistenia (Street Workout) e OCR (corrida estilo trail com obstáculos, com exercícios de crossfit).
O Strongman reuniu alguns dos melhores atletas do país na modalidade. Após as provas Up Stairs (escada); Tire Flip (tombamento de pneu); Keg Toss (arremesso de barril), Medley Over Head Press (levantamento de peso com dumbell + axle e log) e Atlas Stone (4 bolas de pedra com diferentes pesos que devem ser colocadas em estantes de alturas variadas), o campeão foi Flávio Nunes. O atleta de Campo Grande (MS) somou 25 pontos, um a mais que os paulistas Tiago Aparecido e Lucas Rogério, que marcaram 24 pontos cada.
“Eu sabia que a competição seria bem dura, pois tinha competidores muito fortes, sendo dois deles atletas Pro, com várias competições Internacionais. Graças a Deus, consegui o melhor desempenho”, contou Flávio, que será o representante do Brasil no tradicional Força Bruta, em janeiro, novamente em Cotia. “A prova que tive mais facilidade foi a do Pneu, na qual a técnica é muito importante. Tive mais tive mais dificuldade na Up Stairs, pois não consegui treinar especificamente para essa prova, porém ainda consegui completar em um tempo bom”, comentou.
Flávio Nunes levou o título, mas revela que não estava 100% confiante na vitória. “A gente sempre espera ganhar uma competição, porém, desta vez confesso que não estava muito confiante, pois não tive muito tempo para treinar nos últimos 30 dias.” Feliz com o troféu de campeão, ele foi só elogios ao Força & Movimento em Cotia. “O evento foi simplesmente espetacular, desde a localização, organização, arbitragem e as provas muito bem selecionadas”, completou.
Desafio OCR e Calistenia – Na Corrida de Obstáculos do Força & Movimento em Cotia, todos os 279 participantes que completaram o circuito de 1km recheado por 12 estações, receberam medalha. O último Desafio de OCR do ano (OCR vem do inglês Obstacle Course Racing, na tradução: Corrida de Obstáculos, com exercícios de crossfit) teve uma pegada recreativa, sem perder a característica de superação pessoal. “Na nossa modalidade, o grande prêmio é chegar ao final, pois há quem desista. Aqui em Cotia, os corredores tiveram que superar desafios físicos e psicológicos, além dos naturais, já que no sábado à noite tivemos garoa e frio”, contou Marco Abrahão, CEO da Energy Eventos.
Além dos 219 participantes do Desafio do sábado à noite, que reuniu equipes de atletas da capital e do interior, a manhã de domingo foi reservada para a participação da criançada. E as duas atividades foram um sucesso, segundo Abrahão. “Ficamos das 19h às 23h no sábado, porque muitos atletas fizeram o percurso duas vezes. No domingo, todos os 50 meninos e meninas inscritos compareceram e o bacana é que elas correram com os pais. Ainda colocamos um monitor vestido de Papai Noel. Todos se divertiram, fizeram um exercício físico e encararam os obstáculos no mesmo circuito de 1 km dos adultos. Foi muito, muito bom mesmo”, finalizou o organizador.
Durante o percurso em Cotia, os atletas tinham de superar vários desafios, como subidas em corda, travessias com o corpo em suspensão (utilizando equipamentos como argolas, como no exercício chamado Ninja), correr carregando peso, rastejo, puxar peso com uma corda, entre outros. Quem eventualmente não conseguiu passar por um obstáculo, “pagava” um exercício físico, como dez flexões de braços, por exemplo, antes de seguir em frente.
A programação da Calistenia em Cotia mesclou apresentações e batalhas entre os competidores. Além disso, promoveu clínicas desde sexta. No sábado e domingo, o público também teve a oportunidade de participar das atividades, experimentando a sensação de tentar executar os movimentos na barra, que exigem força, resistência e controle muscular.
Na Calistenia, também conhecida como Street Workout, o desafio é executar movimentos acrobáticos, normalmente em uma barra fixa. Barras paralelas e outros equipamentos também podem ser utilizados. Troia Lima, atleta profissional, campeão nacional em 2016, duas vezes o terceiro melhor do mundo, está à frente do Calistenia Games, principal organização esportiva de Street Workout no Brasil, e garantiu que o esporte vem crescendo e anunciou que estará em eventos como o Olympia Brasil e Arnold South America.
O Força & Movimento foi realizado por meio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e Agisv (Associação de Ginástica, Esporte e Cultura de São Vicente), com apoio da Prefeitura Municipal de Cotia.